Economia

Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Entidades governamentais que fazem a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar também podem contribuir para o mapeamento das chamadas

Agricultores familiares poderão consultar a partir de nesta quinta-feira (20) , por meio da internet, as chamadas públicas abertas em todo o país voltadas para esses produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou nesta quinta-feira o Sistema Oportunidades, que reúne as chamadas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); das compras públicas federais; e de programas de compras estaduais e municipais.

O sistema está disponível no site da Sead. Por meio da ferramenta, é possível encontrar as oportunidades por estado ou município para a aquisição de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil.

De acordo com a secretaria, entidades governamentais que fazem a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar também podem contribuir para o mapeamento das chamadas. As oportunidades podem ser enviadas para os e-mails [email protected] ou [email protected]. Também é possível saber das novidades sobre agricultura familiar pelo WhatsApp Oportunidades, enviando e recebendo editais de chamadas públicas. Para participar da lista, é preciso enviar uma mensagem de texto para o número (61) 99308-0388.

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, com destaque para produtos como mandioca, feijão, milho e café. São mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares no país, que juntos respondem por 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário, o equivalente a R$ 54 bilhões por ano.

Pontos moeda