Economia

Em visita ao Estado, João Doria sinaliza projeções de crescimento para empresariado capixaba

O prefeito de São Paulo palestrou para empresários e autoridades do Estado no Centro de Convenções de Vila Velha na noite desta quarta-feira (23)

Durante palestra realizada no Centro de Convenções de Vila Velha na noite desta quarta-feira (23), o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) deu sinalizações aos capixabas de como fazer a economia empresarial deslanchar. Estiveram presentes no evento autoridades do Governo do Espírito Santo, lideranças empresariais e convidados.

Criador e presidente licenciado do Grupo Doria, que reúne seis organizações empresariais, o prefeito de São Paulo incentivou empresários capixabas a manterem-se firmes apesar do momento delicado que vive a economia brasileira. 

"Os empresários não podem se deixar levar por notícias ruins que constantemente são veiculadas. Coloquem sempre positivismo, pois otimistas são sempre vencedores. Durante o período em que fui apresentador, jamais conheci uma pessoa vitoriosa que fosse pessimista. Todos tinham enraizados a perseverança", disse.

"Um dos segredos é estabelecer claramente os objetivos sempre com os pés no chão. Mas é fundamental que se tenha ousadia, porque ninguém vence sem ousadia. Esteja sempre preparado para dificuldades e fracassos. Fracassar faz parte do trajeto de uma pessoa vitoriosa. Se alguém disse que só venceu na vida, certamente é mentira. O empresário de sucesso deve ter a capacidade de se reerguer para construir uma nova trajetória. Dê demonstrações claras à sua equipe e jamais coloque pessimismo. Estabeleça metas e as revise constantemente. Acredite em você! E jamais perca a humildade, que ajuda a construir um estado melhor e te faz pedir desculpas ao reconhecer um erro", completa Doria.

De acordo com Doria, todo momento de crise e dificuldade é oportunidade. "Sempre projetei esse pensamento ao longo da minha vida empresarial e deu certo. Eu gosto da adversidade, porque ela é um desafio. O que eu jamais fiz foi deixar para depois. Aproveitei todos os momentos de depressão para lançar novos projetos, avançar com iniciativas e surpreender nossos concorrentes, que sempre aguardavam as coisas melhorarem. Minha recomendação à vocês, empresários, é aproveitar as adversidades que aparecem", sugere o prefeito.

O secretário estadual de Direitos Humanos Júlio César Pompeu enxerga como muito proveitosa as indicações de Doria para o cenário econômico do Estado. "O país vive um momento muito difícil com uma bagunça danada. Tem gente que acha que crise política é político picareta sendo preso, mas não é. Isso é coisa boa. Crise é olhar para o horizonte e não saber o que vem. Crise é essa incerteza que desmotiva e dificulta tanto empresários de investir, quanto de um pai de orientar o filho. O futuro existe, o amanhã vai vir e a gente constrói agora. O que a gente não pode é nessa incerteza deixar a bola cair e perder a motivação. A palavra de ânimo como a do prefeito e um bom exemplo cai muito bem", pondera.

"Joao Doria trouxe para nós um outro cenário. Ele conseguiu gerar uma motivação muito grande. O Brasil precisa mudar e os empresários estão querendo crescer e fazer crescer o país. Ele serve como exemplo para as grandes lideranças e para a própria política que está abalada nesse momento de crise", comenta o diretor administrativo e financeiro da Faculdade Novo Milênio, Jeferson Santos Valadares.

Douglas Vaz, diretor executivo da Cristal Empreendimentos Imobiliários e da Vaz Projetos e Construção, entende que um caminho que o segmento empresarial deve seguir é se desvencilhar da política. "O que eu percebo é que nós, do segmento produtivo, temos muitas coisas vinculadas com questões políticas. Qualquer noticiário que nós ouvimos da questão política, que está ruim, começa-se a criar um desânimo nos empresários e isso é muito ruim para a economia. Nós precisamos sim da política, mas a política precisa muito mais de nós como empresariado. Deu para perceber no João Doria que ele leva a experiência que tem como empresário para dentro da política. Isso cria ânimo em nós empresários no sentido de que não tenhamos medo de continuar com nossos investimentos", considera Vaz. 

Fotos e reportagem: Breno Ribeiro. 

Pontos moeda