Economia

Mais de 200 expositores participam da Cachoeiro Stone Fair

A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta terça-feira (22), com a presença do governador Paulo Hartung e diversas autoridades estaduais e municipais. A Cachoeiro Stone Fair segue até a próxima sexta-feira (25)

Na noite desta terça-feira (22), foi realizada a abertura oficial da 44ِª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair. O evento segue até a próxima sexta-feira (25), no parque de exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. O evento reúne mais de 200 expositores e entre as novidades desta edição, estão lançamentos em máquinas, insumos, equipamentos e tecnologia, e as tendências em mármore e granito.

O governador Paulo Hartung participou da solenidade de abertura ressaltou o crescimento do setor de rochas e no Estado, que conquistou importantes avanços na área social, trabalhista e na relação com o meio ambiente. “Esse setor, que nasceu na região de Cachoeiro e sul do Estado, já cresceu e desenvolveu muito. Temos extração e plantas em todo o Espírito Santo, mas agora tem que avançar na segurança do transporte de sua carga. É preciso modernizar o transporte do material”, destaca Hartung.

Durante a cerimônia de abertura, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) assinou um Protocolo de Entendimento com o Sindirochas, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor capixaba de rochas ornamentais.

O diretor presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, explicou que o setor apresenta uma enorme pauta de demanda por pesquisas e inovação, ao mesmo tempo que a academia se aprofunda em pesquisar este segmento. “O protocolo tem o propósito de organizar a troca de conhecimento, impressões e perspectivas entre os entes envolvidos, de modo que possamos construir uma pauta de pesquisa e inovação bem aderente ao desenvolvimento do setor e que lhe proporcione sustentabilidade no longo prazo”, completa.

Participam da Cachoeiro Stone Fair empresas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Itália, China e Portugal. Ao todo, são cerca de 30 mil metros quadrados de área expositiva e a expectativa da organização é que 20 mil visitantes passem pelo parque de exposição nos dias do evento.

Pontos moeda