• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Confira dicas para aumentar a economia de energia durante o horário de verão

  • COMPARTILHE
Economia

Confira dicas para aumentar a economia de energia durante o horário de verão

Aproveitamento da luz natural, redução do tempo de banho e uso correto do ar-condicionado são algumas das ações que evitam o desperdício;

Redação Folha Vitória

O principal objetivo do Horário de Verão é diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Neste ano, o novo horário começa a vigorar no próximo domingo (15) e se estende até 17 de fevereiro de 2018. 

No período de maior gasto de energia, entre 17h30 e 20h30, acontece o aumento na coincidência de cargas no sistema. As famílias chegam em suas casas e utilizam os equipamentos domésticos, a iluminação pública nas ruas se acendem, além das fábricas ainda estarem com o maquinário ativado.

O gestor executivo de Atendimento Comercial da EDP Espírito Santo, Vilmar Abreu, explica que “o horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de ponta, já que a luz natural permanece por um período mais longo do dia e a iluminação das ruas e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde”.

Além da redução da demanda, o período é propício para mudança de hábitos que contribuem para uma economia na conta de luz. Confira: