Economia

Black Friday: consumidor tem sete dias para desistir de compra feita na internet, diz Procon de Vitória

Somente na capital capixaba, a estimativa é que a data movimente mais de R$ 8 milhões

A Black Friday no Brasil acontece nesta sexta-feira (24), e o Procon de Vitória reforça as orientações para os consumidores. Mesmo sendo o maior evento de e-commerce no País, as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) devem ser respeitadas pelas lojas físicas e virtuais.

Uma delas é o direito de arrependimento no prazo de até sete dias da compra feita pela internet. Se estiver na loja física, o cliente tem o direito de escolher com calma e testar se o produto está funcionando adequadamente ou está em perfeito estado, além de saber sobre a política de troca antes de finalizar a compra.

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, ressalta que, mesmo na Black Friday, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços e só comprar produtos de que realmente necessita. "Os consumidores devem ficar atentos para um consumo consciente e sustentável, evitando um superendividamento".

Compra

Outra dica importante é não se deixar levar pelo tumulto das lojas físicas, pelas filas ou pelos vendedores apressados e, com isso, deixar de avaliar o produto.

Se a compra for feita pela internet, a dica do Procon é para que seja feito um comparativo do valor do frete. Em muitos casos, é nesse ponto que se esconde a "armadilha". "O consumidor deve fazer uma pesquisa e simulações de compras para que veja o valor exato do frete porque, para compensar uma promoção, os fornecedores podem encarecer a entrega", ponderou Herica.

O consumidor deve ficar atento aos sites, que devem exibir endereço, telefone fixo ou filial física. Além disso, o Procon de Vitória chama atenção para que o comprador observe as informações adicionais, como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal, além do canal de atendimento ao consumidor.

Lista

Outra dica do Procon de Vitória é a mesma para as compras em qualquer período do ano. Antes de ir às compras, o consumidor deve fazer uma lista do que realmente precisa e deseja comprar e do quanto está disposto a pagar pelos produtos.

Nota fiscal

A gerente do Procon de Vitória finaliza dizendo que o consumidor deve guardar a nota fiscal e os folhetos promocionais e salvar as telas no seu computador, já que, em caso de problemas no pós-compra, servirão de documento para registro de reclamações no órgão.

Em caso de problemas, o consumidor pode recorrer ao Procon de Vitória (atendimento presencial ou aplicativo Procon Vitória). Também é possível fazer o agendamento online para atendimento no órgão, que fica na Casa do Cidadão, em Itararé.

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