Economia

Número de população desocupada se mantém estável no Estado

Rendimento médio que possui alguma ocupação ficou em R$ 1.971, 00

A taxa de desocupação entre os capixabas ficou estável no terceiro trimestre de 2017. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimada em 13,0%, a taxa não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior, quando ficou em 13,4%. 

De acordo com o IBGE, a população em idade de trabalhar (acima dos 14 anos) no Espírito Santo aumentou em 47 mil pessoas, 1,4 % a mais do que o mesmo período do ano passado, totalizando 3. 282 milhões de pessoas. Em relação ao trimestre anterior, não houve diferença significativa. 

A população desocupada representa, estimada em 278 mil pessoas, aumentou em 24 mil pessoas, (9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior). Entretanto, em relação ao trimestre anterior, não houve variação  significativa.

Estimada em 1.863 mil pessoas, o número de pessoas ocupadas no Estado aumentou em 121 mil pessoas, (7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior). Com relação ao trimestre anterior, houve crescimento de 31 mil pessoas, ou seja, variação de 1,7%.

Com isso, o percentual de ocupados ficou em 56,8%, aumentando em 2,9 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, em relação ao trimestre anterior, também não houve variação significativa.

Já o rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 1.971, no terceiro trimestre, também não apresentando variação  significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e nem ao trimestre anterior.

Pontos moeda