Entretenimento e Cultura

Festival de Cinema de Muqui terá pela primeira vez Mostra Trans de Gênero

O evento será realizado entre os dias 8 e 9 de setembro, e traz como novidade a realização do festival prevendo parcerias com coletivos e ações locais de artistas moradores de Muqui, entre eles o cineclube ‘CinEstação’

A 6ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior - Fecin, em Muqui, apresentará a 1ª Mostra Trans de Cinema de Gênero do Interior do Espírito Santo. O evento será realizado no dia 8 de setembro, a partir das 14h, no cineclube CinEstação, com produções nacionais e locais sobre a temática trans LGBT. O objetivo da Mostra Transvisível é fomentar uma discussão sobre o tema e apresentar o conceito de transexualidade.

Inspirada no conceito de ‘Cinema de Bordas’, criado pela escritora e pesquisadora capixaba Bernadete Lyra, o projeto “Pinta & Borda” propõe a realização da 1ª Mostra, com os filmes:: Trans(verso), de Max Peruzzo, Yeda Brown - Efeito Borboleta, de Pedro Murad, Elas por Elas, de Michelle Aguiar, e Transvivo, de Tati W Franklin.

Após as exibições, diretores, produtores dos filmes e convidados, participam de um bate-papo sobre diversidade sexual. Entre eles: Sandy Vasconcelos, primeira Trans do Espírito Santo e Aubrey Effgen, coordenador LGBT da Secretaria de Direitos Humanos do Estado. A ideia é que o público conheça o universo de pessoas que lutam por direitos iguais e representatividade social.

O projeto é uma realização de Léo Alves, com produção da Caju Produções e tem apoio do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Secult (ES).

Festival

Sempre relacionando os sentidos e as inspirações humanas como o tato, o contato artístico, o intercâmbio cultural e os aspectos poéticos, líricos e oníricos, lúdicos e inventivos da criatividade em sua programação, o Fecin chega à sua 6ª edição lançando luz, olhar e reflexão para o outro lado, o mundo paralelo, no sujeito oculto, transversal, invisível, o espírito, as viagens pessoais, as imagens místicas, os sonhos e todos os devaneios audiovisuais possíveis. 

Além do cinema e da TV, o Festival traz uma programação cultural ao sul do Espírito Santo, sempre com opções para crianças, jovens e adultos em ações abertas ao público e com entrada gratuita. Os artistas, realizadores e turistas que visitam a cidade durante o Festival podem conhecer uma cidade com ares cenográficos – herança do período áureo dos barões do café, com rica arquitetura e manifestações folclóricas preservadas.

 Nos dias do festival, arte e cultura dialogam aos olhares do audiovisual. Com pouco mais de 14 mil habitantes, a cidade é conhecida pela beleza arquitetônica, pelas manifestações folclóricas e pela arte audiovisual.

Pontos moeda