Esportes

Com Maracanã lotado, Flamengo e Botafogo lutam para ir à final da Copa do Brasil

De olho na final da Copa do Brasil, Flamengo enfrenta o Botafogo no maracanã. A equipe alvinegra tem o critério de empate com gols. Um novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis

Rio - Será com um estádio do Maracanã lotado que Flamengo e Botafogo decidirão nesta quarta-feira, às 21h45, no Rio, qual será o representante carioca na final da Copa do Brasil. Nesta terça-feira, o clube rubro-negro informou que todos os 44 mil bilhetes colocados à venda para a sua torcida foram vendidos - restavam alguns para os botafoguenses. A mobilização é grande porque o duelo foi marcado pelo equilíbrio no jogo de ida e o placar em branco faz do clássico desta quarta um jogo sem favoritos.

Pelo critério do gol qualificado, o Botafogo tem a vantagem de jogar por um empate com gols para ir à sua segunda final da competição - um novo 0 a 0 leva para os pênaltis. Mas o técnico Jair Ventura descarta qualquer favoritismo. 

"A vantagem seria se tivéssemos vencido a partida de ida, mas não conseguimos. Não vejo vantagem. Vejo um jogo totalmente aberto", disse o treinador. "Tudo pode acontecer. Vamos buscar o equilíbrio. Se conseguirmos um gol, ficaremos ainda mais vivos".

O treinador terá desfalques. O zagueiro Joel Carli e o atacante Rodrigo Pimpão estão suspensos, enquanto que o meia Leandrinho se recupera de lesão. Marcelo e Guilherme deverão ganhar as posições.

Novos ares na Gávea

Do outro lado, o Flamengo vai animado pelo novo ambiente no clube. Após a chegada do técnico colombiano Reinaldo Rueda, o time encerrou a série de resultados ruins - segurou o empate no jogo de ida e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O maior problema é contornar o grande número de ausências no time.

O goleiro Alex Muralha está suspenso, enquanto que o titular Diego Alves - assim como o meia Éverton Ribeiro - não estão inscritos na Copa do Brasil. Na lateral esquerda, Renê sentiu lesão, enquanto que o atacante peruano Guerrero, que se recupera de lesão na coxa direita, tem poucas chances de atuar.

"É importante não forçar. Ele tem muita motivação, mas é uma decisão para avaliar quanto tempo pode estar no campo", disse Reinaldo Rueda. "Vamos considerar isso, mas é difícil determinar quanto tempo. Vai ser um jogo intenso e vai ser determinante a intensidade que se joga para ter o tempo de participação".

Reinaldo Rueda não confirmou o time. Com os desfalques, Thiago volta ao gol, enquanto que Rodinei deve ser o lateral direito. Na esquerda, a tendência é pelo peruano Trauco - mas o técnico não descartou usar Pará na função. Felipe Vizeu ganha mais uma chance no ataque.

Os dois treinadores elogiaram os rivais. "É um adversário maduro e em bom momento. Está muito focado e obediente taticamente. Eles têm como sair para buscar o jogo ou esperar e sair fortes no contra-ataque. Temos que jogar porque eles podem apresentar as duas opções", comentou Reinaldo Rueda. "Nós respeitamos a forte equipe do Flamengo. Se tiver empate, que seja com os gols, sem ir para os pênaltis. Temos que tentar resolver nos 90 minutos", destacou Jair Ventura.

Pontos moeda