Esportes

Itapemirim sediará Olimpíadas ‘LifeSaving Brasil’ de Salvamento Aquático

A competição contará com guarda-vidas em atividade no Espírito Santo e equipes convidadas de outras regiões. O objetivo é melhorar os conhecimentos para a redução no número de afogamentos

No próximo sábado (26), o município de Itapemirim vai sediar a segunda edição das Olimpíadas ‘LifeSaving Brasil’ de Salvamento Aquático. O evento será realizado na praia de Itaoca, das 8h às 14h, e é realizado pela Secretaria de Defesa Social com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. A competição tem como intuito a interação entre os serviços de salvamento, conhecimentos na área e o objetivo de reduzir o número de afogamentos.

Além dos guarda-vidas do litoral sul, o evento contará com guarda-vidas em atividade em todo o Espírito Santo, e equipes convidadas. A organização da competição espera alavancar o turismo e a economia do município durante a realização do evento.

A Olimpíada terá quatro provas: corrida à nadadeira (Beach Flags), que inicia com 20 atletas deitados, em decúbito ventral, em sentido contrário às nadadeiras. Ao soar do apito, os atletas se levantar e deslocam até as nadadeiras. A cada rodada haverá eliminação; aquathlon, que consiste no atleta ter que percorrer um quilômetro na areia, um quilômetro de natação e finalizar com mais um quilômetro na areia; salvamento aquático com Life Belt, que é a prova no mar, em dupla, com objetivo de resgatar vítima a cerca de 120 metros da areia; e o revezamento 4 x 100, que são os atletas se alternando em sistema de revezamento 4 x 100. Eles iniciam o revezamento em estilo livre, nadam em sentido às bóias e retornam até o próximo atleta, que iniciará o revezamento dando sequência até o quarto atleta finalizar a prova.

Pontos moeda