Geral

ES vai ter 22 mil vagas para tirar nova carteira de identidade em maio gratuitamente

Além disso, os cartórios de Registro Civil também passarão a disponibilizar vagas por meio do sistema AgendaES

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Serpro

A Polícia Científica do Espírito Santo vai abrir em maio 22 mil vagas para confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), sendo 5,5 mil ofertadas por semana. Este é o maior número de vagas desde o início do agendamento, em julho de 2022. 

O atendimento para a emissão da CIN ocorre por ordem de chegada nos 63 postos de identificação. Na região metropolitana há 15 postos, que podem ser encontrados por meio deste link

O agendamento pode ser realizado pelo site. De acordo com a Polícia Científica, serão mil vagas disponibilizadas por dia. As oportunidades serão ofertadas a cada sexta-feira, às 8h, e serão válidas para a semana seguinte. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Polícia Científica informou também que os cartórios de Registro Civil também passarão a disponibilizar vagas por meio do sistema AgendaES, em horários alternativos, provavelmente ao meio-dia ou durante a tarde. 

Inicialmente, os cartórios disponibilizarão 500 vagas semanais, e segundo a Polícia Científica, as tratativas estão em fase final de implementação. 

"Ressaltamos que o atendimento nos cartórios exige o pagamento de custas ao próprio cartório, no valor aproximado de R$ 45 (mais impostos, a depender do município), pagas diretamente no estabelecimento", informou a Polícia Científica. 

A carteira de identidade antiga possui validade até 23 de fevereiro de 2032. Até lá, o cidadão pode continuar utilizando seu documento atual sem prejuízo algum, desde que esteja em boas condições físicas e de identificação. 

"É importante frisar este prazo de modo a não ocorrer aumento da demanda por cidadãos que possuem ainda sua identidade em boas condições, evitando sobrecarga desnecessária ao sistema", afirma a Polícia. 

Ainda segundo a Polícia Científica, há um plano de ação para contratação de servidores terceirizados até o meio deste ano para ajudar na expansão do serviço. No Estado já foram emitidas 14.877 novas identidades. 

"Vale ressaltar que as vagas são disponibilizadas às 8h, por isso é importante que o cidadão acesse o sistema e faça o login antes desse horário, por volta das 7h55". 

Leia Também: "Me libertei para ser feliz": a história de quem venceu o crack e voltou para a família

Pontos moeda