Geral

Conheça a tecnologia por trás das mudanças do novo Folha Vitória

O Folha Vitória completa 10 anos transformando o jornal online e investindo em tecnologias que permitem uma melhor experiência para o leitor, com mais qualidade e agilidade.

No ano em que completa 10 anos, o Jornal Online Folha Vitória se prepara para mudanças significativas na entrega e produção do material jornalístico. Com uma nova interface voltada para a experiência do leitor.

Pesquisas apontam que 80% do tempo de resposta no carregamento de uma página é gasto em download do front-end, ou seja, daquilo que o leitor vê na tela. Com o objetivo de entregar o conteúdo cada vez mais rápido, o Núcleo de Projetos Digitais do Folha Vitória trabalhou para otimizar essa entrega com velocidade quatro vezes maior, se apresentando como o carregamento mais rápido no cenário regional.

"Velocidade de carregamento é a chave, segundo o Google e o mercado. Imagine, com cada vez menos tempo, e com custos cada vez maiores na navegação, o usuário quer e precisa de agilidade e objetividade", explica Marcos Wasem, coordenador do núcleo.

Responsável por pensar o nosso visual do jornal online, o Web Designer Carlos Augusto Ribeiro Filho diz que o código foi escrito para ser o mais leve possível e melhorar a experiência do usuário. "Partindo desse princípio buscamos referências e fizemos pesquisas com os usuários para entender como eles viam as notícias e o que achavam interessante. Com base nisso, montamos e estruturamos o design que se apresenta", conta.

A estrutura do novo jornal online se posiciona também no sentido de entregar a notícia para o leitor em qualquer plataforma que ele queira se informar. Atualizados também na forma de consumo de conteúdo dos leitores, como a ultrapassagem do número de acessos através de celulares e tablets em detrimento do uso do desktop.

Para tal, a responsividade aplicada na tecnologia do novo Folha Vitória permite que a capa "se transforme" e se adapte ao tamanho da tela na qual o usuário navega.

Velocidade com responsabilidade

A "leveza" tecnológica do Folha Vitória se apresenta não só para a entrega cada vez mais rápida, mas também para auxiliar os profissionais que produzem a notícia a ter um foco cada vez mais voltado para o conteúdo.

"Nosso negócio é jornalismo de qualidade cada vez mais ágil. Mas o limite da agilidade é a apuração, a checagem dos fatos com responsabilidade", descreve Alexandre Carvalho, gerente de jornalismo da Rede Vitória.

O diretor geral da Rede Vitória também exalta o jornal online como parte fundamental dos veículos eletrônicos da rede. "O Folha Vitória nasceu com o propósito de completar a rede, mas superou e se mostrou maior que isso. O que podem esperar do nosso novo jornal online é uma entrega de qualidade com velocidade e de maneira amigável para o leitor", diz.

Pontos moeda