Geral

Inscrições para mais de 500 vagas em cursos gratuitos terminam no próximo domingo

Para concorrer a uma vaga, é necessário ter a partir de 16 anos de idade e saber ler e escrever. A classificação será por meio da ordem de inscrição

Ainda dá tempo de se inscrever nos cursos gratuitos do Projeto OportunidadES, na Serra. Ao todo, são 510 vagas para 17 áreas, incluindo cursos de inglês básico, maquiador, garçom e decoração de festas. As inscrições terminam no próximo domingo (30). Inscreva-se!

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Esta é a segunda oferta de cursos na região, que até o final do ano vai receber mais vagas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), através do Projeto OportunidadES.

Desta vez, o projeto traz novidades que serão recebidas em primeira mão no bairro Porto Canoa. São três novas opções de cursos, sendo elas “Preparação de Coffee Break”, “Camareira” e “Garçom”, que compõem uma parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

“A parceria da Setur com a Secti é de extrema importância para que o Programa OportunidadES, que já é um sucesso, abranja também a área do turismo. Se qualificar nessa área é uma grande oportunidade para a inserção no mercado de trabalho, pois o turismo atinge diretamente 53 atividades econômicas, além de ser uma área dinâmica que sempre tem demanda para mão de obra qualificada”, contou a Subsecretária da Setur, Simone Modolo.

Cursos
Além das novidades, o bairro Porto Canoa, na Serra, também vai receber cursos de “Administração de estoque e armazenamento”, “Auxiliar de logística e produção”, “Maquiador”, “Inglês básico”, “Unhas decorativas”, “Almoxarife”, entre outros. Confira as oportunidades! 


Aulas
Cada curso vai contar com a carga horária de 40 horas/aula. As aulas serão ofertadas pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Porto Canoa, serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Hilda Miranda Nascimento.
Para a confirmação de participação no curso, é necessário que os classificados compareçam à aula inaugural, que vai acontecer no dia 8 de agosto, às 19 horas, na EEM Hilda Miranda Nascimento.

Matrícula
A matrícula será realizada na primeira aula, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.

Requisitos
São pré-requisitos para concorrer a uma das 510 vagas ter a partir de 16 anos de idade, saber ler e escrever. Assim como destaca o edital, a classificação será por meio de ordem de inscrição.
Pontos moeda