Geral

Linhares recebe a primeira loja de experimentação de internet por fibra óptica do Brasil

No espaço conceito será possível assistir filmes, jogar videogame, ouvir música, acessar mídias sociais e navegar por sites para conhecer o serviço

Neste sábado (22), será inaugurada a primeira loja de experimentação de internet por fibra óptica do Brasil, no município de Linhares. A iniciativa é da Loga Internet, empresa que nasceu na cidade e está expandindo a sua atuação pelo Espírito Santo por meio do fornecimento do serviço de internet por fibra óptica para pessoas físicas, a chamada nova internet ou internet ultrarrápida.

No espaço conceito será possível assistir filmes, jogar videogame, ouvir música, acessar mídias sociais e navegar por sites para conhecer o serviço. Porém, não serão feitas vendas na loja de experimentação. 

Segundo o diretor Técnico da Loga, Pedro Angones, o objetivo é permitir que os consumidores conheçam os diferenciais antes da contratação dos pacotes da Loga e testem a conexão por fibra óptica, já que, atualmente, somente 5,5% da internet fornecida no país utiliza essa tecnologia, considerada a mais avançada nacionalmente.

“A inauguração da loja está alinhada com o objetivo de transparência da Loga com os nossos clientes. Queremos que os moradores da cidade vejam na prática que a internet entregue por meio da tecnologia de fibra óptica até a casa do contratante tem maior velocidade, menos interferências e instabilidades, e um custo acessível”, comenta.

De acordo com o diretor da Loga, a tendência é que as pessoas dependam cada vez mais da internet no dia a dia, por isso a necessidade de um serviço que funcionem bem, sem interrupções e que esteja ao alcance da maior parte da população também do ponto de vista financeiro.

“A internet já é um serviço primário, como a energia elétrica e a água, e essa necessidade só tende a crescer já que a sociedade já trabalha, estuda, faz reuniões, se diverte, compra, se comunica, assiste TV, namora e pede comida e transporte por meio dela. Tudo do mundo real está indo para o virtual e isso será amplificado exponencialmente nos anos seguintes. Por outro lado, a internet tradicional por banda larga está com os dias contados e sem capacidade para atender toda essa necessidade de conexão. O futuro bem próximo é da internet por fibra óptica”, explica.

O que é a fibra óptica

A fibra óptica é considerada atualmente a melhor opção para transmissão de dados. Constituída de filamentos de vidro ou polímeros, ela processa informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora. O resultado é a geração de dados em grande volume, com altas velocidades de transmissão de imagens, dados e voz com estabilidade, alta disponibilidade, confiabilidade e sem interferências. 

A internet tradicional também utiliza a fibra óptica até determinado ponto da rede. Depois o cabeamento é feito por meio de cabos de cobre, de onde geralmente se originam as interferências no serviço de entrega da internet. Com a Loga o cabo de fibra óptica chega até o modem da casa do cliente, por isso a indisponibilidade ou instabilidade do serviço é mínima.

Pontos moeda