Geral

Afeganistão é tema de reunião entre Trump e assessores de Segurança Nacional

O governo Trump tem lutado por meses para formular uma nova abordagem para a guerra no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com os principais assessores de Segurança Nacional do governo em Camp David nesta sexta-feira, tentando formular uma estratégia para o Afeganistão, após 16 anos de guerra no país.

Os assessores e Trump pesaram opções para quebrar com o conflito prolongado na luta contra o grupo terrorista Taleban. Nenhuma palavra imediata da Casa Branca sobre o assunto foi dada. Depois da reunião, o presidente voltou ao seu clube de golfe em Bedminster, em New Jersey.

O governo Trump tem lutado por meses para formular uma nova abordagem para a guerra no Afeganistão. No entanto, intensificar a luta pode desestabilizar as perspectivas de paz, em parte porque o Taleban vem ganhando terreno e não mostrou interesse em negociações de paz na região.

Trump se reuniu com o secretário de Estado, Rex Tillerson, o secretário de Defesa, James Mattis, e altos funcionários de agências de inteligência, além de outros assessores militares e de diplomacia em Maryland. Mattis disse, no início desta semana, que o governo estava "muito próximo" de finalizar uma nova abordagem para o conflito.

Os participantes da reunião não incluíam Steve Bannon, o estrategista-chefe da Casa Branca, que entrou em confronto com outros membros da equipe de Segurança Nacional sobre como proceder no Afeganistão. A demissão de Bannon foi anunciada por volta do meio-dia. O chefe do Comando Central, general Joseph Votel, que é responsável pelas operações militares dos EUA no Oriente Médio, também não participou. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda