Geral

Ônibus de Vitória recebem catracas altas para fase de teste

A intenção é, aos poucos, adotar a roleta alta em aproximadamente 50 veículos, que atuam em 12 das 53 linhas que compõem o sistema

Depois da instalação de catracas altas nos ônibus do sistema Transcol, os coletivos do município de Vitória também começam a testar o sistema.

Algumas linhas já possuem a catraca que está sendo usada em fase de teste. "O objetivo é reduzir a evasão de recursos do sistema, evitando o pulo de roleta", disse Tyago Hoffmann, secretário de Transportes de Vitória.

Quatro micro-ônibus que fazem as linhas 125 e 204 já contam com as catracas altas. No sistema Transcol, há sete meses, elas estão em fase de testes. Seis ônibus das linhas 182 e 175, que são coletivos maiores, também já circulam com o dispositivo.

Um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBUS) mostrou que há uma média de 100 mil pulos de roleta por mês nos coletivos do sistema Transcol, o que representa prejuízo mensal de R$ 320 mil.

"O prejuízo nos ônibus municipais é ainda maior. Estamos contabilizando aproximadamente 7 mil pulos de roleta por dia, o que equivale a 210 mil por mês", disse Hoffmann. 

De acordo com o GVBus, as roletas altas reduzem 85% dos pulos. Após sete meses de testes, o sindicato e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) concluiu que as roletas são eficazes e cumprem seu papel, que é coibir os pulos e aumentar a sensação de segurança dentro dos coletivos.

A Prefeitura de Vitória informou que a intenção é adotar a roleta alta em aproximadamente 50 veículos, que atuam em 12 das 53 linhas que compõem o sistema municipal. 

Assista a entrevista 

Pontos moeda