Geral

Prepare sua TV: transmissão analógica será desligada em outubro na Grande Vitória

O sinal analógico será desligado no dia 25 de outubro e apenas o sinal digital estará disponível na região metropolitana da Grande Vitória

O sinal analógico de televisão vai ser desligado nos municípios da Grande Vitória. No dia 25 de outubro, além da população da capital, os moradores de Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana, Fundão e Guarapari poderão acompanhar a programação da TV aberta somente por meio do sinal digital.

Quem ainda não possui um aparelho de televisão com a tecnologia do sinal digital, precisa instalar um conversor para ter acesso aos programas com uma maior qualidade de imagem e som. O equipamento pode ser instalado até mesmo nos televisores mais antigos, aqueles com tubo de imagem.

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal têm direito a receber um kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto. Cerca de 172 mil kits estão disponíveis para serem entregues às famílias residentes na região metropolitana da Grande Vitória.

Para saber se tem direito, o beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família, Pronatec e outros, podem fazer a consulta de três formas: pelo site sejadigital.com.br/kit; pelo telefone 147, com ligação gratuita a qualquer momento; e pelos pontos de aconselhamento, localizados no CRAS de cada município, alguns postos de saúde e determinados terminais do Transcol. Para a verificação é necessário informar o CPF ou o Número de Inscrição Social (NIS).

A distribuição é realizada pela Seja Digital. A gerente regional da entidade, Maisa Porto, explica que os beneficiários podem agendar data, horário e local para a retirada dos kits. "Com o agendamento, a pessoa vai ao local marcado com o número de protocolo e um documento com foto, faz a retirada e passa por um treinamento para saber como instalar. É muito simples", disse. Segundo ela, caso não se sinta confortável para realizar a instalação, é indicado que procurar um antenista.

Maisa ainda ressalta a importância de levar a tecnologia para as famílias com uma maior vulnerabilidade social. "É uma qualidade de som e imagem de cinema que somente a TV Digital permite. Com o desligamento do sinal analógico, as famílias vão receber todos os benefícios da digitalização de forma gratuita", afirma.

É importante se apressar para fazer a mudança. As entregas serão realizadas até outubro e cada família tem direito a apenas um kit. "Não espere até o dia 25 de outubro para isso. O sinal digital já está disponível", aconselha Maisa.

Transmissão digital na TV Vitória

A TV Vitória/Record TV mais uma vez saiu na frente e já disponibilizou a cobertura 100% digital nos sete municípios da Grande Vitória, com 70 dias de antecedência ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A inauguração da transmissão pela rede SFN, no canal 6.1, aconteceu no dia 15 de agosto, no Morro da Fonte Grande, em Vitória. Com isso, cerca de 2 milhões de pessoas, em aproximadamente 700 mil residências da região metropolitana, já podem ter acesso a uma imagem e a um som de altíssima qualidade na tela da TV Vitória.

A transmissão SFN - Single Frequency Network ou Rede de Frequência Única, em uma tradução literal - é um sistema em que o usuário não precisa trocar a frequência de um canal quando a recepção do sinal estiver sendo obtida de uma forma móvel, como um celular, por exemplo. Na prática, o telespectador da TV Vitória receberá a transmissão em um único sinal em qualquer um dos municípios da Grande Vitória.

Pontos moeda