Geral

Projeto para dessalinizar água de São Mateus é entregue ao município

De acordo com o projeto elaborado pela Ganem Engenharia, o novo ponto de captação será a 15 quilômetros do ponto atual

O projeto básico para a instalação do novo sistema de abastecimento de água de São Mateus foi entregue, nesta segunda-feira (14), à Prefeitura Municipal. O objetivo é garantir que os moradores da cidade recebam água dessalinizada em suas casas, um problema histórico da cidade.

O projeto de engenharia foi elaborado por meio de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, a Suzano, Soma Urbanismo, Associação Empresarial de São Mateus (Assenor) e a ONG ES em Ação.

De acordo com o projeto elaborado pela Ganem Engenharia, o novo ponto de captação será a 15 quilômetros do ponto atual. Além disso, será construído um ressalto hidráulico no fundo do Rio Cricaré de aproximadamente dois metros, para impedir que a água salgada prejudique a água potável.

Um canal de aproximadamente 840 metros vai permitir que a água dessalinizada siga para quatro bombas, que vão levar a água para o atual ponto de distribuição por meio de uma adutora de 15 quilômetros. Para construção do novo sistema, o investimento necessário é de R$ 42 milhões.

A entrega do projeto foi realizada durante a primeira reunião do Comitê Gestor Municipal para tratar de ações relativas à salinização da água decorrente da crise hídrica. Participaram o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior; o prefeito Daniel Santana; vereadores; representantes das empresas que elaboraram o projeto e representes da sociedade civil.

O secretário Octaciano Neto afirmou que o problema de sal na água em São Mateus é histórico. "Apesar de ser um problema antigo da cidade, até hoje não havia sequer um projeto para a construção de um novo sistema de captação. Agora, cabe à Prefeitura e à Câmara Municipal definir como será o investimento para execução do projeto: pela Saae, em parceria com o setor privado, ou pela Cesan".

O secretário José Carlos da Fonseca Junior classificou o momento como histórico e destacou a necessidade de se buscar uma solução em conjunto para o caso. "Não tem solução simples. A crise hídrica é um problema antigo. E o projeto básico será fundamental para balizar essa discussão".

O prefeito Daniel Santana destacou a importância do projeto básico. "A população tem que ver esse projeto como um presente. Se não tivermos água na cidade de São Mateus não tem como trazermos empresas para a cidade. E a população que mais sofre com esse problema da água é quem mora na periferia e não tem condições de comprar água", pontuou o prefeito.

A elaboração do projeto do novo sistema de captação de água teve início em abril quando assinado termo de cooperação entre as empresas, prefeitura e Governo do Estado. 
Pontos moeda