Geral

Estudantes de medicina do ES que publicaram foto polêmica são punidos com trabalhos sociais

A punição foi proposta pela comissão de sindicância que apurava o caso. Os trabalhos deverão ser supervisionados

Após cinco meses da publicação de uma foto polêmica, os estudantes do curso de medicina da Universidade de Vila Velha (UVV) foram punidos. De acordo com a universidade, os sete alunos terão que se comprometer a realizar trabalhos de responsabilidade social com a supervisão da coordenação do curso em prol de causas da mulher e de gênero.

Por meio de nota a UVV informou que “durante a Sindicância os alunos envolvidos reconheceram que seu comportamento foi inadequado, formularam um pedido de desculpas à toda a comunidade acadêmica, que consta nos autos do processo". Por conta disso, a comissão de sindicância fez a proposta à reitoria que eles executassem ações construtivas para a sociedade para compensar o comportamento.

A universidade disse ainda que os alunos envolvidos assinaram um termo de ajuste de conduta onde se comprometeram a participar e executar os trabalhos demandados para "compensar o seu comportamento reprovável". 

Ainda segundo a instituição, "esta foi uma forma positiva e educativa encontrada pela Instituição a fim de garantir futuro exercício ético. Todos os alunos que assinaram o termo estão cumprindo com o acordo até o presente momento”.

A foto

O caso aconteceu em abril deste ano. A imagem mostrava sete rapazes trajados com jalecos da instituição capixaba e até um estetoscópio no pescoço. Porém, o grupo aparece com as calças abaixadas e fazendo um gesto com as mãos típico de uma simulação de uma genitália feminina. A ação dos futuros médicos causou indignação de vários internautas em uma popular comunidade no Facebook.

A foto foi publicada pelos próprios alunos envolvidos no Instagram com a hashtag #pintosnervosos. Diversos comentários davam conta de que a imagem seria usada para fazer o convite de formatura dos estudantes. Após a repercussão negativa, em carta aberta nas redes sociais, eles divulgaram um pedido de desculpas.

Pontos moeda