Evento promove atividades na orla de Camburi e conscientiza sobre cuidados com a saúde do coração

Geral

Evento promove atividades na orla de Camburi e conscientiza sobre cuidados com a saúde do coração

O evento "Setembro Vinho" é gratuito e pretende reunir centenas de pessoas em caminhada e atividades como ioga e alongamento

Redação Folha Vitória

Promover o bem-estar e conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares são os principais objetivos da ‘1ª Caminhada Setembro Vinho’, que será realizada na manhã do próximo domingo (17) a partir das 8 horas, na orla de Camburi, em Vitória. 

Os participantes também serão contemplados com aula de alongamento, check up médico e informações sobre cuidados com a saúde. Para encerrar as atividades, serão oferecidos sucos e salada de frutas.

“Queremos chamar a atenção das pessoas para um tema tão importante como a prevenção de doenças do coração e, optamos por fazer esta conscientização de forma leve e agradável, com atividades e o estímulo à prática de exercícios físicos”, explica a gerente de marketing Ana Norato.

O Evento

Com a bela orla de Camburi como cenário, a ‘1ª Caminhada Setembro Vinho’ inicia às 8h com a concentração dos participantes da caminhada no quiosque 2 da praia. Às 9h, tem início a atividade, que seguirá o percurso até quiosque 7 da orla, retornando em seguida ao quiosque 2 para confraternização e encerramento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do evento. Os participantes ganharão um kit com camiseta e uma pulseira, que deverão ser retiradas na concentração às 8h. No total, são disponíveis 500 vagas.

Os itens da campanha estarão à venda no site www.setembrovinho.com.br, sendo R$ 42,00 o valor da camiseta e R$ 9,90 a pulseira. O lucro das vendas será revertido ao Instituto Horas da Vida, organização que trabalha com médicos voluntários e tem o objetivo de agilizar o atendimento na área da saúde pública. 

Doenças do coração

Segundo dados atualizados em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Todo ano, cerca de 17,5 milhões de pessoas falecem em consequência de problemas no coração, número equivalente a 31% do total anual de óbitos.

Ainda de acordo com a OMS, desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças coronarianas e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão a má alimentação, sedentarismo, tabagismo e predisposição genética. Por ser muito frequente em pessoas com mais de 50 anos, há necessidade de acompanhamento médico.