Geral

Captação de água em Presidente Kennedy é prejudicada por causa do período de estiagem

Com a maré alta, a água está salobra em alguns pontos de captação nos rios que cortam a cidade, e a Estação de Tratamento de Água, não tem conseguido abastecer normalmente os moradores

A falta de chuva no sul do Estado tem causado problemas para os moradores de Presidente Kennedy. O baixo nível do rio Itabapoana e a presença de água salobra na captação, e também o baixo nível do rio Muqui do Norte, que também corta o município, tem comprometido a captação e o abastecimento no município. E não são só as residências que têm sido afetadas com a falta de água no município. A agricultura também sofre com o problema, o que pode acarretar impactos na economia da cidade.

De acordo com a Prefeitura de Presidente Kennedy, com a alta da maré há momentos durante o dia que a água se encontra salobra no ponto de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Praia das Neves. A água não está sendo distribuída para a população, que já não pode ser consumida. Além disso, a salinização corrói os equipamentos de distribuição causando prejuízos na manutenção.

O momento é crítico segundo o secretário de Obras, Miguel ngelo Lima Qualhano, e a população vem sendo orientada para evitar o desperdício de água. “A população deve fazer sua parte e evitar o alto consumo de água, muitas das vezes ações como varrer a casa ao invés de lavar e fechar a torneira na hora do banho ajudam a proteger esse bem comum que é a água. Com ações simples do dia a dia é possível economizar água”, ressalta.

Segundo o secretário, dados da Organização das Nações Unidas, mostram que cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês, ou seja, cerca de 110 litros de água por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, em algumas comunidades de Presidente Kennedy, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 250 litros/dia.

Pontos moeda