Geral

É hoje! TV analógica terá sinal desligado na capital capixaba e em mais seis cidades do ES

A partir da meia-noite desta quarta-feira (25), o sinal analógico será desligado

O governo anunciou nesta quarta-feira (25) a implantação do sinal digital de televisão em Vitória e em seis cidades do Espírito Santo. O sinal analógico será desligado a partir da meia-noite desta quarta. Já no Rio de Janeiro e em 18 municípios do Estado, o desligamento começa nesta quarta-feira, mas o processo será estendido até o dia 22 de novembro.

O processo de desligamento do sinal analógico no Rio será mais longo porque uma pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), mostrou que 86% dos domicílios na região estão aptos a receber o sinal digital. Para fazer o desligamento, o índice teria que ser de 93%, com margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou menos. Em Vitória, esse índice já foi atingido.

"Mesmo com todo o esforço empreendido pelas emissoras de televisão, tivemos um incidente do Rio", afirmou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. "Vai ficar a critério de cada emissora desligar o sinal a partir da meia-noite de hoje até o dia 22 de novembro."

Kassab fez um apelo para que a população do Rio compre os conversores de sinal analógico para o digital. O ministro lembrou ainda que as famílias atendidas por programas sociais do governo, como o Bolsa Família, têm direito a retirar seu kit gratuitamente. "Pedimos ao cidadão do Rio que nos ajude a divulgar a importância dessa transformação, procure o vizinho, o familiar, incentive-o a comprar seu equipamento ou buscá-lo, se tem direito", afirmou.

Pontos moeda