Geral

Outubro Rosa: nutricionista fala sobre prevenção de câncer do ponto de vista da alimentação

'Vamos abordar 9 tópicos mais importantes para a prevenção do câncer para prevenirmos o surgimento desta doença', fala a nutricionista

Veja ao vivo!

Como estamos no Outubro Rosa, a entrevista ao vivo com a nutricionista Estela Reginatto no Facebook do Folha Vitória desta terça-feira (9) vai abordar a prevenção de câncer no ponto de vista da nutrição de forma integrativa, com a intenção de analisar o indivíduo como um todo.

"Vamos abordar 9 tópicos mais importantes para a prevenção do câncer para prevenirmos o surgimento desta doença", fala a nutricionista. Confira abaixo:

1- CONSUMIR FRUTAS NA SUA FORMA NATURAL, TEMPEROS FRESCOS E VERDURAS PREFERENCIALMENTE CRUAS

Além destes alimentos serem ricos em polifenóis vitaminas e minerais, os resíduos alcalinos destes vegetais auxiliam na neutralização da acidez do nosso organismo, que é uma forma de prevenção do câncer.

O ideal é consumir 6 porções ao dia no total dos alimentos citados acima. Exemplo: comer duas porções de frutas ao dia, duas porções de verduras cruas e duas de sementes oleaginosas

2- CONSUMIR UMA PORÇÃO DE SEMENTES OLEAGINOSAS AO DIA

Um estudo científico demonstrou que ao consumir cerca de 15 gramas de sementes oleaginosas por dia você diminui cerca de 12% a incidência de câncer.

Exemplo: 3 castanhas do Pará ao dia, 6 castanhas do Pará, ou 4 nozes.

3- CONSUMIR FRUTAS NA FORMA NATURAL E EXCLUIR OS SUCOS

São riquíssimas em vitaminas e minerais e assim como os vegetais são muito importantes por possuírem poder alcalino

Cuidado aos que possuem ácido úrico elevado em não consumir frutas em excesso. As opções de suco mais saudáveis são os de: limão, morango, maracujá e acerola.

4- PREFERIR ALIMENTOS ORGÂNICOS

Os agrotóxicos são comprovadamente um causador de mais de 40 tipos de câncer. Logo, a importância em consumir alimentos orgânicos para a prevenção.

Quando isto não for possível, siga a receita abaixo para minimizar a presença do agrotóxico dos alimentos:

Receita para diminuir agrotóxicos dos alimentos com sal

Dissolver 10 gramas de Bicarbonato de sódio ou em 10 gramas de Sal (preferencialmente Integral Marinho) cerca de 1 colher de sopa em 1 litro de água. Lave primeiro o alimento e depois deixe de molho por 10 minutos. Enxague bem. Pode usar no arroz, no feijão (antes da cocção) oleaginosas, frutas, verduras e folhas.

5- EXPOR-SE AO SOL DE FORMA A AUMENTAR OS NÍVEIS DE VITAMINA D

O ideal é expor-se ao máximo 30 minutos diariamente sem protetor solar, depois deste tempo é fundamental a utilização do protetor solar. A vitamina D é um marcador muito importante na prevenção de todos os tipos de câncer. Quando você passa de 30 minutos você aumenta de forma elevada o desenvolvimento de câncer de pele.

6- EVITAR PLÁSTICOS (BISFENOL A FITALATOS) NO DIA A DIA

O Bisfenol A e os Fitalatos são elementos presentes na composição das embalagens plásticas de que possuem ação cancerígena em nosso organismo. Evite usar copos de plásticos para aquecer ou congelar alimentos ou líquidos. Prefira copos de vidro ou porcelana principalmente quando forem ser aquecidos ou congelados

7- AUMENTAR ALIMENTOS RICOS EM SELÊNIO E MAGNÉSIO

O selênio é um mineral muito importante na proteção e no aumento da nossa imunidade e consequentemente na prevenção do câncer. Eles estão presentes nas sementes oleaginosas como as castanhas e sementes e frutas.

8- CUIDAR DA SAÚDE DO INTESTINO – A EVACUAÇÃO DEVE SER DÁRIA

Um estudo científico realizado na África do Sul em setembro deste ano demonstrou que indivíduos que possuem constipação intestinal possuem chances 10% maiores de desenvolver o câncer em comparação a pacientes que evacuam diariamente. Consuma mais frutas e verduras de forma natural. Prefira: couve-flor, brócolis, repolho roxo, couve de Bruxelas, couve verde, cebola, maçã, mamão, pêra e etc.

Suco para aumentar a função intestinal

200 ml de água

1 limão espremido

1 colher de sopa de óleo de coco

1 folha de couve verde ou 5 folhas de espinafre

5 folhinhas de hortelã

1 cm de gengibre ou açafrão fresco

Leve ao liquidificador todos os alimentos ao liquidificador e beba em seguida logo pela manhã

Obs: pacientes com tireoidite de Hashimoto devem evitar o excesso de folhas verdes

9- OBESIDADE E RESISTÊNCIA INSULÍNICA

A obesidade e a resistência insulínica são fatores de desenvolvimento do câncer. Mantenha o peso adequado alimentando-se de forma saudável e praticando atividade física com regularidade. Diminua alimentos refinados como açúcares e refrigerantes e biscoitos recheados assim como sucos industrializados para prevenir a o aumento da insulina.

Live sobre o assunto

Nesta terça-feira (10), às 18h, a nutricionista Estela Reginatto participa de uma entrevista ao vivo na fanpage do Jornal Online Folha Vitória no Facebook. Fique ligado e participe da transmissão enviando seu relato ou questionamento sobre o assunto! 

Pontos moeda