Geral

Governo anuncia projeto de revitalização da Rota do Lagarto

O projeto de engenharia para a sinalização da Rota do Lagarto terá a licitação iniciada ainda neste mês

Para adequar a estrada do Programa Caminhos do Campo da Rota do Lagarto, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, foi anunciada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nesta segunda-feira (06), a contratação do projeto de revitalização do trecho. 

O projeto vai estabelecer as benfeitorias necessárias para melhorar o fluxo na região, como baias e sinalização nova. Também foi assinada a ordem de serviço para manutenção da Rota do Lagarto, como serviço de tapa-buracos.

Passarão pelos serviços de manutenção os trechos da BR 262 até a ES 164 (Rota do Lagarto), que possui oito quilômetros, e de Pedra Azul até a Rota do Lagarto, que possui 1,9 quilômetro. Já o projeto de engenharia para a sinalização da Rota do Lagarto terá a licitação iniciada ainda neste mês. O investimento total das intervenções será R$ 320 mil. 

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, explicou como será o projeto de revitalização do trecho e os serviços de conserva da via. 

"A Rota do Lagarto foi um dos primeiros trechos a serem pavimentados por meio do Programa Caminhos do Campo. E deu tão certo que está com movimento muito grande, principalmente aos finais de semana. Assinamos hoje a contratação do projeto de engenheira para readequar o trecho, como baias para que se possa ultrapassar, e um projeto de paisagismo. O projeto que vai detalhar o que será feito para melhorar as condições do tráfego. A previsão é de conclusão do projeto no primeiro semestre do ano que vem para que possamos licitar e iniciar a obra. Além disso, assinamos a ordem de serviço para trabalho de tapa-buraco, limpeza das canaletas da estrada, o que começa já nesta semana", disse.

O presidente do Convention Montanhas Capixaba, Valdeir Nunes, considera importante a realização do projeto. "A Secretaria de Agricultura tem sido importantíssima para todos nós porque é um projeto que vai expandir o turismo na região. Temos muitas propriedades rurais que dependem de estradas e sem elas não há turismo".

Proprietária de uma pousada na Rota do Lagarto, Penha Módolo aprovou o anúncio do projeto. "Ficamos felizes com o projeto porque estávamos esperando isso há algum tempo e isso foi uma coisa muito boa aqui para a região", disse Penha.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Seag. O objetivo é adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.

Pontos moeda