Geral

Exame toxicológico para militares e aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros do ES começa nesta 2ª

A adoção do exame toxicológico faz parte das legislações de promoções de oficiais e praças, aprovadas no primeiro semestre deste ano

Viatura da PM

O exame toxicológico para militares e aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo começa nesta segunda-feira (18).

O exame é exigido para militares que estejam no chamado "quadro de acesso", ou seja, aqueles que pretendem ser promovidos ou progredir na carreira militar. O método utilizado será "janela de larga detecção", que pode detectar o consumo de drogas nos meses anteriores ao uso. A coleta do material para a realização do exame será realizada até a próxima quinta-feira (21) no Hospital da Polícia Militar.

Foram convocados para realizar exame toxicológico 80 oficiais e aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, e 315 policiais militares. 

De acordo com um comunicado que o Folha Vitória teve acesso na última semana, quem se recusar a realizar o exame ou o resultado der positivo para substâncias ilícitas, o militar será afastado e submetido ao Conselho de Disciplina.

A adoção do exame toxicológico faz parte das legislações de promoções de oficiais e praças, aprovadas no primeiro semestre deste ano. O exame será exigido para militares que estejam no chamado "quadro de acesso", ou seja, aquele que pretende ser promovido ou de progredir na carreira militar.

Segundo o comunicado, caso os bombeiros estejam de férias, ou previstos para entrarem de férias ou ainda em licenças no período descrito, os diretores, comandantes e chefes devem adotar as providências de interrupção, "por extrema necessidade do serviço, atinentes a cada caso, visando garantir a realização de tal exame".

"Janela de larga detecção"

Os exames toxicológicos conhecidos como "janela de larga detecção" são exames que possibilitam verificar o consumo de substâncias a longo prazo. Estes exames toxicológicos podem detectar o consumo de drogas nos meses anteriores ao uso.

Os exames de urina ou saliva (fluídos orais) detectam o consumo de drogas até 3 dias após sua ingestão. Já os exames de larga janela ( realizados em queratina – cabelos, pelos ou unhas ) detectam o consumo de drogas nos últimos 3 meses ou mais. Além disso, os exames toxicológicos de larga janela, também dão pistas sobre a quantidade da droga consumida nesse período.

O objetivo desses exames é verificar o comportamento pregresso do paciente. Ele é muito usado em situações onde interessa verificar o histórico do uso dessas substâncias, como nos processo admissionais para posições sensíveis, como policiais e bombeiros. 

Mudança na promoção

A mudança nas regras para a promoção de policiais militares e bombeiros foi aprovada pelos deputados estaduais, durante uma sessão extraordinária que aconteceu em julho deste ano, na Assembleia Legislativa.

O projeto altera critérios e condições para promoção na carreira de praças (PMs combatentes, músicos ou auxiliares de saúde) e de oficiais de administração (capitão, primeiro e segundo-tenente), além de estabelecer novas regras e exigências para o curso de formação de soldados, e os de habilitação de sargentos ou oficiais; além de reorganizar os quadros de acesso.

Pontos moeda