Casas de repouso para idosos são solução para as famílias

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Casas de repouso para idosos são solução para as famílias

A procura por casas de repouso já é comum em muitos países

O envelhecimento da população brasileira abre um novo mercado para atendimento a essa população crescente ao mesmo tempo em que o antigo modelo de abrigo para idosos é colocado em cheque pelos próprios idosos e seus familiares. É nesse contexto que nascem as casas de repouso modernas, voltadas para a qualidade de vida e recuperação do idoso através de atividades realizadas por profissionais e integração total com a família.

“Não cabe mais aquele modelo em que o idoso passava a maior parte do tempo isolado, longe dos familiares e amigos. Hoje, além de atender a todas as regulamentações, a Casa Sênior é flexível e se adequa à realidade de cada idoso e seus familiares”, explica Alex Modenesi Ferreira, Diretor Geral da Casa Sênior, na Praia Costa em Vila Velha - ES.

Alex relata ainda que em sua instituição, com capacidade para 21 idosos, é muito comum casos de familiares que fazem visitas diariamente e passeiam com os idosos durante finais de semana para visitar amigos e parentes. “A família tem que ser envolvida em todo processo e continuar participando da vida dessas pessoas”, destacou.

A Casa Sênior presta dois tipos de serviços: longa e curta permanência e centro dia (creche para idosos). No primeiro modelo, o idoso passa curtos ou longos períodos, dorme na instituição e conta com diversos tipos de serviços como enfermagem 24 horas, acompanhamento nutricional, 6 refeições diárias, atividades físicas, terapia ocupacional, psicologia em grupo, pinturas, jogos, leitura, dança, entre outros.

O centro dia funciona das 07h às 19h de segunda a sexta-feira e nesta modalidade o idoso passa o dia na instituição, inclusive com flexibilidade de horário, e retorna a sua casa para dormir com seus familiares. Neste modelo, são oferecidos todos os serviços de quem fica por períodos de longa permanência. Ao longo do dia, eles desenvolvem atividades para exercitar o corpo e a mente, estimulando o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, a criatividade individual e coletiva do grupo, com harmonia na convivência e interação social.

A procura por casas de repouso já é comum em muitos países, onde o próprio idoso procura este tipo de serviço porque entende que terá toda a estrutura necessária a esta fase da vida. “No Brasil ainda há uma barreira a ser superada, onde a sociedade precisa desmistificar que a casa de repouso é um fim, mas sim uma fase. Temos casos de idosos que vieram para cá e, após alguns meses, retornaram para suas casas com uma recuperação significativa na sua saúde e qualidade de vida, que permitiram essa decisão em conjunto com a família”, conclui Alex.

Para saber mais informações, acesse www.casaderepousosenior.com.br