Apneia Obstrutiva do Sono: 90% das pessoas que sofrem com a doença não são diagnosticadas

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Apneia Obstrutiva do Sono: 90% das pessoas que sofrem com a doença não são diagnosticadas

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório que faz com que a pessoa pare de respirar por alguns segundos durante o sono.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45% da população mundial sofre com algum dos quase 100 distúrbios do sono já catalogados pela medicina. Dentre esses, a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é a mais comum e prejudicial para o organismo.

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório que faz com que a pessoa pare de respirar por alguns segundos durante o sono. O episódio é causado por uma obstrução total ou parcial das vias áreas superiores, normalmente em consequência do relaxamento dos músculos da garganta, e pode se repetir centenas de vezes enquanto a pessoa dorme.

As paradas respiratórias causam micro despertares dos quais a pessoa pode não se lembrar no dia seguinte, mas seus efeitos certamente são sentidos. A fadiga excessiva é um dos efeitos mais comuns e perigosos da fragmentação do sono. Estima-se que a cada seis acidentes de trânsito fatais, um seja provocado por motoristas sonolentos.

Estatísticas Assustadoras

Embora a medicina do sono venha ganhando mais atenção no campo médico, ainda é uma especialidade nova e que precisa de mais investimento, principalmente na saúde pública. Apesar dos diversos estudos publicados que comprovam as graves e até mesmo fatais consequências da SAOS, estima-se que cerca de 90% dos portadores de apneia do sono não são diagnosticados.

Confira alguns números preocupantes sobre a apneia do sono:

O tratamento adequado devolve a qualidade de vida.

A polissonografia é o exame mais eficaz para diagnosticar a apneia do sono. Realizado em clínicas especializadas, o procedimento monitora os padrões do sono do paciente e é capaz de determinar se ele possui algum distúrbio do sono e qual o seu grau.

Com base no laudo da polissonografia e após um exame clínico, o médico responsável deve indicar o tratamento adequado para cada pessoa. Atualmente, a terapia mais indicada e de eficiência comprovada no tratamento da apneia do sono é o CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas.) O aparelho CPAP envia um fluxo de ar ambiente constante para as vias respiratórias do paciente, impedindo que elas se fechem.

Os benefícios da terapia respiratória com o CPAP vão muito além do fim do barulho do ronco. Além de conseguirem ter noites de sono reparadoras e, assim, deixarem de sentir a incapacitante fadiga diurna, os pacientes relatam fim da hipertensão, perda de peso, controle do diabetes, melhora na memória, concentração e até mesmo na libido.

Siga o blog CPAPS para se manter informado sobre a apneia do sono, oxigenoterapia e as novidades no mercado de terapia respiratória.

A CPAPS é a loja online especialista em terapia respiratória mais conceituada do Brasil! Somos pioneiros no segmento e seguimos liderando o mercado há mais de oito anos. Tradição, qualidade, melhor preço e compromisso com a sua saúde são nossos diferenciais. Estamos à sua disposição no Chat Online ou nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.