• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Voluntariado nas empresas: prática estimula o engajamento dos empregados

  • COMPARTILHE
PUBLIEDITORIAL
Geral

Voluntariado nas empresas: prática estimula o engajamento dos empregados

Até pouco tempo, a maior parte dos trabalhos voluntários dependia de ajudas esporádicas de governos ou pessoas físicas. Mas o cenário mudou e, hoje, o meio empresarial é um dos maiores, se não o maior, investidor no voluntariado.

Neste mês de dezembro, mais precisamente no dia 05, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1985, para promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. De fato, de lá para cá, o tema tem ganhado cada vez mais força e espaço na vida de pessoas e organizações.

Com isso, o voluntariado, que até então dependia quase exclusivamente de iniciativas particulares ou ajudas esporádicas de governos e pessoas físicas, ganhou papel importante dentro das corporações, que passaram a vê-lo não só como contrapartida social, mas também como ferramenta para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus empregados.

Uma das empresas sediadas no Espírito Santo que acreditam e investem na promoção do voluntariado, a ArcelorMittal Tubarão, aproveitou a comemoração da data para realizar um grande evento sobre voluntariado, gratuito e aberto ao público, no último dia 02 de dezembro.

O Festival InterAção ArcelorMittal Tubarão: Somos Interativos reuniu as dezenas de projetos apoiados pela empresa e promoveu atividades diversas focadas no social, assim como oficinas, shows e interações para o público adulto e infantil. Centenas de pessoas, de todas as idades, prestigiaram o evento.

Essa foi a primeira vez que a ArcelorMittal Tubarão realizou o Festival, mas o tema voluntariado é “velho conhecido” da unidade. Desde 2013, a empresa desenvolve um programa de voluntariado, criado para concentrar ações que promovam o desenvolvimento pessoal de todos que fazem parte da usina, incluindo empregados, aposentados e familiares, a partir da atuação direta em projetos sociais.

Atualmente, o programa conta com 300 voluntários. Só este ano mais de 30 ações foram realizadas, beneficiando mais de 26 mil pessoas. “O objetivo é estimular esses públicos a participarem de programas sociais, contribuindo com seus talentos pessoais para o desenvolvimento das comunidades locais e o fortalecimento dos indicadores sociais”, revela Herta Torres, gerente de Comunicação e Imagem da ArcelorMittal Tubarão.

Segundo ela, os projetos contemplados são propostos pelos próprios voluntários e custeados pela empresa. “O programa surgiu do desejo de formalizar a ajuda que já prestávamos por meio de pedidos feitos pelos nossos empregados e também para estimular outros empregados a se envolverem nas ações sociais que apoiamos e que selecionadas por meio de edital, a cada dois anos”, explica. Ela acrescenta que os empregados voluntários também são recrutados para atuar em projetos promovidos por outras instituições apoiadas pela empresa. A iniciativa está em sintonia com a visão da ArcelorMittal que vê o trabalho voluntário como um fator primordial na promoção da cidadania e no fortalecimento do compromisso do Grupo de buscar a Transformação do Amanhã.

O Festival InterAção

O Festival realizado na Pedra da Cebola foi inspirado no programa InterAção, realizado pela ArcelorMittal Tubarão e que atualmente contempla 16 projetos em áreas como educação, cultura, estímulo à cidadania e apoio a iniciativas de saúde), além da ação de cerca de 250 empregados voluntários que atuam em diversas iniciativas. O programa envolve também o InterAção Esportes, uma iniciativa voltada para a promoção de atividades esportivas orientadas, como futebol de campo, futsal, capoeira e vôlei de praia, e que atende cerca de 200 jovens residentes em bairros de vulnerabilidade social do município de Serra.