Polícia

Guarda ateia fogo em creche e mata crianças no norte de Minas Gerais

Prefeitura da cidade confirma a morte de quatro matriculados e de mais uma professora. O Corpo de Bombeiros fala em seis vítimas e trata o caso como um "atentado"

Um vigia ateou fogo, na manhã desta quinta-feira (5), na creche municipal Centro Infantil Gente Inocente, na cidade de Janaúba, no norte de Minas Gerais. A Polícia Militar afirma que ao menos quatro crianças morreram. A Prefeitura da cidade confirma a morte de quatro matriculados e de mais uma professora. O Corpo de Bombeiros fala em seis vítimas e trata o caso como um "atentado".

Após o crime, o autor teria ateado fogo no próprio corpo. Ele foi levado ao Hospital Regional da cidade, junto com ao menos outras 15 crianças que ficaram feridas.

"O vigia estava afastado por problemas psicológicos e teria ido à creche para conversar com a diretora", afirmou o sargento River Ramos, do Corpo de Bombeiros, que está em frente ao hospital.

O governo municipal afirmou que o pronto-socorro necessita de medicamentos para atender todas as vítimas e pede doações.

Entre os medicamentos pedidos estão sulfadiazina de prata pomada, metoclopramida e dipirona injetável, além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama.

Um avião do governo do Estado foi encaminhado para Janaúba para levar os feridos até o hospital João XXIII, em Belo Horizonte, local que é referência em tratamento de queimaduras em Minas Gerais.

A auxiliar administrativa Viviane Andrade, que trabalha em um posto de gasolina próximo à creche, afirmou que o guarda tinha sido demitido recentemente.

“Passei agora há pouco na frente do hospital, e parece que Janaúba inteira está lá na frente. Estão até pedindo doação de água mineral... [a situação] não está bonita, não”, afirmou.

A cidade

Inserida no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, Janaúba tem população estimada em 71.279 habitantes. É a segunda cidade mais populosa do norte de Minas.

As atividades principais do município são a agricultura, a pecuária, comércio e serviços.

No dia 6 de agosto de 2011, o governo anunciou a construção de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Janaúba. Atualmente, encontram-se em construção os pavilhões das salas de aula e da biblioteca.

Informações:*Giorgia Cavicchioli, Gustavo Basso, Karla Dunder, do R7 em São Paulo, e Ana Gomes, do R7 em Minas



Pontos moeda