Polícia

Número de ocorrências atendidas pela Guarda em Cachoeiro subiu em 2017

Para 2018, serão realizados dois cursos de formação de grande relevância: o treinamento dos agentes para a utilização permanente de armas de fogo e o curso de condução de veículos de emergência para agentes de trânsito

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro atendeu, em 2017, um número 120% maior, aproximadamente, de ocorrências em relação a 2016. Os dados constam de relatório anual da Secretaria de Defesa Social do município, sendo que o cálculo leva em consideração os trabalhos na Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e na Ronda de Prevenção Escolar (Rope).

De acordo com o relatório, em 2016 foram 1.628 atendimentos nas rondas municipais, contra 3.753 de 2017. Também houve elevação do número de veículos recuperados e armas apreendidas: 32 e 14, respectivamente, neste ano, e nenhuma no ano passado. Já os atendimentos na Rope subiram de 678 para 1.305.

Este é o primeiro ano de atuação da Ronda de Apoio à Família (Rafa), projeto pioneiro, que consiste no acompanhamento pela GCM de famílias e mulheres em situação de violência doméstica, por meio de palestras de prevenção e conscientização e atendimentos. Foram 82 as mulheres atendidas até o momento.

A GCM também teve papel importante gerenciando a Central de Videomonitoramento, com 57 mídias e imagens enviadas para investigações mediante solicitação do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal.

O trabalho de maior vulto diz respeito ao período que ficou conhecido como crise da segurança pública, em fevereiro. Foram disponibilizadas 38 horas de imagens gravadas à Polícia Civil, contribuindo significativamente na elucidação dos crimes e apontamento de autoria nos mais de 50 inquéritos policiais. A Guarda Municipal, inclusive, teve sua atuação intensificada na época, por conta da ausência de policiamento na ruas.

Trânsito

O setor de Trânsito também teve trabalho bastante intensificado em 2017, principalmente nas ações de conscientização e prevenção, como panfletagem sobre educação no trânsito e palestras realizadas em escolas e empresas.

Além disso, duas ações importantes ocasionaram a ampliação das atividades dos agentes de trânsito: a formalização, em setembro, de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para restabelecer os serviços de remoção e estadia de veículos irregulares; e a publicação recente de uma portaria que regulamenta o recolhimento, guarda e destinação de veículos e equipamentos em situação de abandono nas ruas de Cachoeiro.

Pontos moeda