Política

Em Itapemirim, Hartung inaugura escola e município assina Pacto pela Aprendizagem

A escola vai atender 275 estudantes, do 1º ao 9º ano, e é composta por cinco salas de aula, laboratório de informática, quadra poliesportiva, vestiário, dentre outros

O governador Paulo Hartung (PMDB) inaugurou nesta segunda-feira (28) a Escola Estadual Graúna, unidade de ensino em Itapemirim, no litoral Sul do Estado. Na oportunidade, também foi realizada a assinatura do termo de adesão do município ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

"Hoje estamos presenciando vários atos. A entrega desta bela obra física que anima todos. E o mais importante, a assinatura do Pacto Pela Aprendizagem. Fomos buscar essa iniciativa bem sucedida no Ceará. Nós capixabas, vamos utilizar essa experiência que colocou 70 escolas cearenses no ranking das 100 melhores do país. Esse Pacto é para melhorar o ensino infantil e avançar nos fundamentos iniciais da educação em regime de colaboração. É o Estado e Município em parceria forte pela educação", afirmou o governador Paulo Hartung.

A escola vai atender 275 estudantes, do 1º ao 9º ano, e é composta por cinco salas de aula, laboratório de informática, quadra poliesportiva, vestiário, secretaria, refeitório, pátio coberto e descoberto e estacionamento. O investimento para a construção da nova unidade escolar foi de R$ 5.376.109,72.

Pacto pela Aprendizagem no ES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é um programa realizado entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada para desenvolver ações que resultem em avanços na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

Até o momento, 29 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Águia Branca, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Pontos moeda