Política

Ministro do Esporte vem ao Estado para implantar programa esportivo

Programa oferecerá modalidades esportivas em caráter educacional, com o objetivo de contemplar nas aulas ações planejadas e inclusivas, sempre com a participação da comunidade

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, virá ao Espírito Santo na próxima quinta-feira (28) para uma série de atividades em diversos municípios da Grande Vitória. A agenda inclui a implantação de um programa piloto do Governo Federal idealizado pela senadora Rose de Freitas (PMDB).

Denominado como “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva”, o programa oferecerá modalidades esportivas em caráter educacional, com o objetivo de contemplar nas aulas ações planejadas, inclusivas e lúdicas, sempre com a participação da comunidade.

A visita de Picciani começa em Vitória, onde ele assinará um termo de cooperação entre o Ministério e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A agenda está prevista para começar às 9h50. 

"Nós visitaremos o Espírito Santo para conhecer melhor a infraestrutura de esporte do Estado. E ouvir dos gestores as reivindicações para a área esportiva, além de anunciar novos investimentos, novos programas para o esporte brasileiro no Estado do Espírito Santo”, informou Picciani.

Outro que elogiou a vinda do ministro ao Estado foi o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, que acredita que o programa pode se encaixar muito bem dentro da estrutura física do local.

“O projeto é muito importante para a instituição e para o Estado, pois nós podemos aproveitar aquilo que o Instituto tem de infraestrutura para contribuir na formação física e mental das crianças e jovens, em termos de atividades físicas coordenadas, dirigidas. E podemos ainda encontrar futuros atletas", disse o reitor.

Outras cidades

Além de Vitória, o ministro ainda passará por Viana, Vila Velha, Serra e Cariacica, visitando obras. Em Viana, Picciani e Rose de Freitas se encontrarão com o prefeito da cidade, Gilson Daniel, para anunciar a construção de uma praça em Nova Bethânia. 

A Praça da Juventude pretende levar equipamentos esportivos públicos e qualificados para a população, além de criar um ponto de encontro para atividades culturais na região. O investimento total da obra é de R$ 3 milhões. 

“Este é mais um importante investimento que soma às ações já realizadas para promover o incentivo ao esporte em Viana. Recentemente, inauguramos o Ginásio Poliesportivo, em Vila Bethânia, que já está recebendo competições em diversas modalidades. A Praça da Juventude vai ampliar as possibilidades para a inserção do vianense à prática esportiva”, disse o prefeito Gilson Daniel.

Pontos moeda