Política

Em reunião com Hartung, governador da Carolina do Sul aceita convite para visitar o ES

Comitiva capixaba está fazendo apresentações sobre os respectivos potenciais estaduais para parcerias entre agentes econômicos e instituições de ensino superior

O governador Paulo Hartung e o secretário-chefe da Casa Civil e embaixador, José Carlos da Fonseca Júnior, foram recebidos pelo governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, na sede do governo do estado americano. McMaster aceitou o convite para visitar e liderar missão empresarial de seu estado ao Espírito Santo. O período da visita ainda será definido.

McMaster mostrou no mapa do estado aspectos importantes da infraestrutura logística, reconhecendo que, de fato há uma promissora complementaridade entre arranjos produtivos importantes para as duas economias. Ao final da audiência, o governador norte-americano foi apresentado aos membros da comitiva empresarial capixaba, que acompanham Hartung nesta missão.

A delegação capixaba também foi recebida pelo secretário estadual de comércio, Bobby Hitt, que há sete anos comanda a política de desenvolvimento da Carolina do Sul, considerada muito bem sucedida. Hitt ressaltou tamanho potencial na parceria com o Espírito Santo e demonstrou interesse sobre reuniões, a partir desta quarta (01), na área metropolitana de Charleston, sobretudo no que se refere ao Porto e a suas potenciais conexões com portos capixabas, bem como com as "retroáreas alfandegadas" e com a logística de apoio do comércio exterior.

Durante os compromissos, as complementaridades entre os dois estados ficaram mais claras, servindo de alicerce para adensar estratégias comuns de parcerias e associações entre instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas de diversos segmentos e pesquisadores e estudantes, em um entrelaçamento de interesses partilhados que costuma ser a base para parcerias duradouras e vantajosas para todos.

O embaixador Fonseca Júnior afirmou ainda que “como essa missão vem sendo planejada há vários meses, estamos confiantes de que vamos colher resultados concretos e positivos. A Carolina do Sul poderá tornar-se uma plataforma privilegiada de acesso de nossos produtos e serviços capixabas ao imenso mercado dos EUA. Em mais um sinal da importância que os americanos estão atribuindo a esta missão capixaba, o Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, o diplomata James Story, estará acompanhando pessoalmente nossa agenda de visitas e reuniões. Ele foi recebido aqui pelo governador duas vezes e manteve reuniões, na Findes, com empresários e lideranças empresariais.”.

Pontos moeda