Filiação de Octaciano ao PSDB vira novela e continua sem definição

Política

Filiação de Octaciano ao PSDB vira novela e continua sem definição

Com o apoio e sob as bençãos políticas do vice-governador Cesar Colnago, Octaciano foi filiado ao PSDB na última semana. A filiação, no entanto, foi feita sem o consentimento da executiva municipal e não foi bem aceita

Redação Folha Vitória

As eleições de 2018 só acontecem daqui a um ano, exatamente no mês de outubro, mas a movimentação política já começou a esquentar os bastidores políticos capixaba. E a novela da vez envolve o nome de um dos grandes expoentes do secretariado estadual: o secretário de Agricultura, Octaciano Neto.

Com o apoio e sob as bençãos políticas do vice-governador Cesar Colnago (PSDB), Octaciano foi filiado ao PSDB na última semana, juntamente com o diretor-geral do DER, Enio Bergoli. A filiação, no entanto, foi feita sem o consentimento da executiva municipal e não foi bem aceita dentro do próprio ninho tucano.

Poucos dias depois, a Executiva Municipal de Vitória, decidiu, através de uma votação, indeferir a filiação do secretário. Dos oito votos, cinco foram para barrar a entrada de Octaciano: Anésio Pinto, Marcelo Demian, Marco Aurélio Chagas, Neuzinha Oliveira e Thomaz Tommasi. Os três votos favoráreis ao secretário foram dados por Fernanda Pereira, José Renato da Silva e Marinove Pereira.

"Na minha opinião, a entrada do Octaciano daria força ao nosso partido. Todos os nomes que tenham representatividade, se quiserem entrar no partido, podem fazer isso, se estiverem de acordo com as diretrizes. Basta fazer através das executivas municipais. Essa decisão mostra que o partido em Vitória não tem dono", disse o presidente do PSDB de Vitória, Elcio Amorim.

Segundo ele, caso ainda demonstre o interesse de ingressar no ninho tucano, o secretário de agricultura precisa entrar com um recurso junto a executiva em até cinco dias úteis. O prazo vencerá na semana que vem, após o feriado, mas é pouco provável que Octaciano faça isso.

Convites

Apesar da filiação no PSDB não ter dado certo, Octaciano foi quem saiu mais fortalecido dentro de toda a situação. O secretário já foi sondado e recebeu convites para entrar em outros partidos, como o PRB, através de seu presidente, o ex-vereador de Vitória, Devanir Ferreira.