Política

Hartung e comitiva se reúnem com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria da Carolina do Sul

O governador Paulo Hartung liderou uma missão capixaba aos Estados Unidos, a primeira ao país no atual governo, durante essa semana

Em missão oficial nos Estados Unidos, o governador Paulo Hartung e sua comitiva se reuniram com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria do estado da Carolina do Sul, a principal entidade estadual do empresariado e que representa vários setores da economia local, com mais de mil associados. O embaixador e secretário da casa civil, José Carlos da Fonseca Júnior, fez, em nome do grupo, uma ampla apresentação sobre o Espírito Santo.

Durante a apresentação, a plateia conheceu os principais números da economia capixaba, bem como vantagens locacionais, arranjos econômicos, cadeias produtivas e os grandes grupos de produtos e serviços com os quais poderá haver complementariedade com a Carolina do Sul. A Câmara de Comércio e Indústria se comprometeu, por sua vez, a difundir entre seus membros as informações apresentadas por José Carlos da Fonseca Júnior, secretário-chefe da Casa Civil do Espírito Santo e embaixador.

Visita ao Charleston College

Hartung e os membros de sua comitiva ainda visitaram o campus do Charleston College, instituição universitária com mais de 200 anos de funcionamento. A universidade oferece cursos de Língua Portuguesa e cultura do Brasil, contando também com professores brasileiros em seu quadro de docentes.

Missão nos EUA

Durante esta semana, o governador Paulo Hartung liderou uma missão capixaba aos Estados Unidos - a primeira ao país no atual governo-, com o objetivo de priorizar uma diplomacia estadual, visando promover uma inserção mais competitiva de produtos e serviços do Espírito Santo nos mercados internacionais e para divulgar o potencial do Estado como destino turístico e de investimentos. A comitiva, muito diversificada e representativa, contou com a presença de 20 pessoas, entre elas a subsecretária de Estado do Turismo, Simone Modolo, executivos de empresas, como a Imetame (Anderson Carvalho); Fibria (Mateus Carmo); Cepemar (Nelson Saldanha); Magban (Gonsalo Machado); Galwan (José Luiz Galvêas); Arariboia (Gabriel Barroso), Isabela Chieppe e Lawrence Ramos, da Gelateria Cremino; Cecília Nakano, comercializadora de cafés especiais; Célio José Santos, da Vila Ervas; e Leonardo Menezes, operador turístico especializado em pesca oceânica. Também estiveram presentes os professores Denise Endriger, Rafael Galvêas e Delfina Salem, da Universidade Vila Velha (UVV), assim como o professor Fábio Motoki, da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE Business School. Na etapa da programação na região de Charleston, também acompanhou a delegação o Cônsul Honorário do Brasil na Carolina do Sul, Luiz Keite.

Além disso, a presença e engajamento do Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story, foi fundamental para o êxito da missão. ‘‘Story esteve muito envolvido desde as primeiras etapas do planejamento da missão capixaba, inclusive no esforço de mobilização de participantes, durante suas visitas a Vitória e em reuniões. Junto com nossa comitiva, especialmente em Charleston, ele participou ativamente da agenda de trabalho, que, no final, precisou ser desdobrada, para propiciar encontros mais diretos conforme os interesses específicos dos participantes’’, ressalta Fonseca Júnior. .

Nos últimos dias da programação, a comitiva capixaba teve grande apoio institucional da entidade “Aliança para o Desenvolvimento Regional de Charleston”, que é uma parceria público-privada, com estrutura enxuta e flexível e sem fins lucrativos. A aliança é apoiada e composta por empresários da região, municípios e principais instituições acadêmicas, entre outros. 

Pontos moeda