Política

Prefeito de Itapemirim sofre terceiro revés no ano e ficará mais 90 dias afastado do cargo

Paiva é suspeito de cometer crimes na contratação de obras e serviços de engenharia e na contratação de projetos arquitetônicos e urbanísticos para Itapemirim

O desembargador Adalto Dias Tristão, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), decidiu manter o prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva (PROS), afastado do cargo por mais 90 dias. Esse é o terceiro afastamento de Paiva no ano - a última decisão foi tomada no fim de julho e determinou que Paiva ficasse fora do cargo por 120 dias.

Além do afastamento, a decisão do desembargador também proíbe o acesso do político a quaisquer dependências do Poder Executivo Municipal pelo mesmo prazo.

De acordo com a ação penal do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Paiva é suspeito de cometer crimes na contratação de obras e serviços de engenharia e na contratação de projetos arquitetônicos e urbanísticos para Itapemirim. Além disso, segundo o MPES, existem indícios de lavagem de dinheiro.

Segundo a decisão de Tristão, “a medida se justifica pelos fortes indícios de que o retorno do Prefeito ao cargo poderá invocar novamente a situação ilícita indicada nos autos, pois o grupo investigado, possivelmente, manteve por longo período o cometimento de ilícitos administrativos e penais na Comarca”, destacou.

Histórico

O político está afastado do cargo de Prefeito desde o mês de abril deste ano, porque é réu em outra ação penal pela suposta prática dos crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha, e já havia sido afastado, por 90 dias, nesse outro processo, em decisão do TJES, que foi referendada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A reportagem do Folha Vitória tentou contato por telefone com a advogada do prefeito afastado, mas ela não atendeu as ligações.

Pontos moeda