Política

Filas gigantes são registradas para fazer biometria em Vila Velha nesta 5ª

O cadastramento biométrico vai até o dia 19 de janeiro

O recadastramento biométrico começou às 10 horas desta quinta-feira (4). 

O recadastramento biométrico começou às 10 horas desta quinta-feira (4), no Shopping Boulevard, em Vila Velha. Com filas gigantes, a população reclamou na quantidade de pessoas para serem atendidas. 

De acordo com Aigline Vervolet, responsável pela biometria em Vila Velha, a procura era esperada. 

"Começamos o recadastramento em junho e a procura foi pouca.  As pessoas chegavam e já era atendidas imediatamente e não tinha fila. Infelizmente a população deixou para a última hora, então era esperado que iria gerar esse tumulto". 

Biometria obrigatória em Vila Velha

Eleitores de Vila Velha que irão fazer o cadastro biométrico devem ficar atentos: a coleta dos dados biométricos somente é realizada na central de atendimento da biometria, localizada no Boulevard Shopping. Desde junho o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza o cadastro biométrico obrigatório no local.

O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado e ficará impedido de tomar posse em concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino públicas, e poderá ter o CPF suspenso (e, com isso, suspensa sua participação em programas sociais do governo federal).

Documentos necessários

Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência e o título (caso o tenha). O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.

Serviço

Central de atendimento da biometria - VV

Endereço: Boulevard Shopping - próximo ao terminal rodoviário de Itaparica. Rodovia do sol n° 5000, bairro Jóquei. Vila Velha

Horário de atendimento: das 10h às 18h, de segunda a sábado.

Confira o vídeo da matéria:


Pontos moeda