Economia

BCE mantém política monetária inalterada, mas sugere que não pretende ampliar QE

Redação Folha Vitória

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira manter sua política monetária inalterada, conforme esperado por analistas. A principal taxa de juros do BCE, a de refinanciamento, continuou em 0%, enquanto a de depósitos seguiu em -0,40%.

Houve uma alteração na comunicação do BCE a respeito do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês). Nos últimos comunicados, a autoridade monetária apontava que o QE poderia ser estendido em tamanho ou duração, caso as perspectivas para a economia ficassem "inconsistentes com o progresso em direção a um ajuste sustentado no caminho da inflação". No texto desta quinta-feira, essa frase foi removida.

"O Conselho de Governadores confirma que as compras de ativos, no atual patamar de 30 bilhões mensais, deverão vigorar até o fim de setembro de 2018, ou além, se necessário", diz o documento.

A partir das 10h30 (de Brasília), o presidente do BCE, Mario Draghi, falará em entrevista coletiva para comentar a decisão de hoje. (Flavia Alemi - [email protected])

Pontos moeda