Economia

China facilita emissão de bônus por governos locais

Redação Folha Vitória

O Ministério de Finanças da China anunciou hoje que irá facilitar a emissão de bônus por governos locais e, ao mesmo tempo, monitorar riscos ligados a dívidas locais.

Em comunicado divulgado em sua página na internet, o ministério disse que Pequim acompanhará de perto as dívidas de regiões "com riscos elevados" e estudar novas formas de conter os riscos nessas localidades.

Pequim autorizará agora que governos locais emitam até 1,35 trilhão de yuans (US$ 213,7 bilhões) em bônus para ajudar a financiar projetos públicos, o que representa um aumento de 550 bilhões de yuans em relação ao montante do ano passado.

Cidades e condados estarão aptos a fazer emissões dentro de um mês, depois que governos de províncias receberem as cotas para este ano, informou o ministério, aconselhando que essas localidades ofertem bônus assim que possível.

No fim do ano passado, a dívida total de China somava 29,95 trilhões de yuans, o equivalente a 36,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, ante 36,7% em dezembro de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda