Economia

China irá monitorar transferência de tecnologia para proteger segurança nacional

Redação Folha Vitória

A China divulgou hoje uma série de novas regras para a transferência de tecnologias a outros países, em meio a acusações dos EUA de que Pequim estaria forçando companhias estrangeiras a repassar direitos de propriedade intelectual através de intimidação, aquisições bancadas pelo governo e roubo.

Em comunicado, o gabinete chinês anunciou que começará a monitorar a transferência de tecnologias externas, incluindo direitos para o design de circuitos integrados e softwares, numa tentativa de proteger sua "segurança nacional" e "inovação de tecnologias principais em setores relevantes".

"A iniciativa mostra a postura da China", comentou Ha Jiming, do instituto de pesquisa China Finance 40 Forum, que Pequim "tem suas próprias tecnologias a não está roubando de países estrangeiros".

O Departamento do Tesouro dos EUA está considerando a possibilidade de usar leis voltadas para emergências nacionais para impedir que empresas chinesas adquiram tecnologia avançada dos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda