Economia

Embratur: chegada de voos internacionais no Brasil cresce 15% no 1º trimestre

Redação Folha Vitória

Entre janeiro e março deste ano, 16.486 voos internacionais chegaram ao Brasil, número que corresponde um aumento de 15% em relação ao observado no primeiro trimestre de 2017. Os dados são da Análise da Malha Aérea Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, preparada mensalmente a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.

Na abertura regional, o Nordeste registrou o maior crescimento no trimestre. Nessa região, foram registrados 225 voos internacionais a mais do que o reportado entre janeiro e março de 2017, uma alta de 33%. A segunda maior variação positiva foi observada no Sul, que recebeu 1.205 voos internacionais durante o primeiro trimestre deste ano, 30% acima do anotado em igual período de 2017.

Já no Sudeste, que concentra mais de 80% dos desembarques internacionais no País, as chegadas aumentaram 12% frente ao observado um ano antes, totalizando 13.575.

Na análise mensal, janeiro mostrou a maior alta: foram 873 voos internacionais a mais que o registrado nos primeiros três meses do ano passado, um crescimento de 18%. Também houve variação positiva de dois dígitos do indicador em fevereiro (+13%) e em março (+12%).

Ainda de acordo com o levantamento, o número de assentos aumentou entre os períodos, para 3.721.438, um incremento de 17% no comparativo anual.

Pontos moeda