Economia

IGP-DI de fevereiro sobe 0,15% ante alta de 0,58% em janeiro, revela FGV

Redação Folha Vitória

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,15% em fevereiro ante um aumento de 0,58% em janeiro, divulgou nesta quarta-feira, 7, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do indicador ficou dentro do intervalo das projeções do mercado financeiro, que estimavam desde uma queda de 0,13% a um avanço de 0,24%, com mediana positiva de 0,10%, de acordo com as instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve alta de 0,15% em fevereiro, após a elevação de 0,58% registrada em janeiro. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve um aumento de 0,17% em fevereiro, ante um crescimento de 0,69% em janeiro. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,13% em fevereiro, depois do aumento de 0,31% em janeiro.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários no atacado, medidos pelo IPA Agrícola, subiram 0,59% em fevereiro, após terem recuado 0,52% em janeiro, dentro do IGP-DI. Já os produtos industriais mensurados pelo IPA Industrial registraram ligeiro avanço de 0,01% em fevereiro, depois de uma elevação de 0,94% no atacado em janeiro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram queda de 0,42% em fevereiro ante um aumento de 0,16% em janeiro.

Os preços dos bens intermediários subiram 0,25% em fevereiro, após avançarem 1,34% em janeiro. Os preços das matérias-primas brutas registraram alta de 0,76% em fevereiro, depois de subirem 0,18% no mês anterior.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de fevereiro subiu 0,23%, após um aumento de 0,44% em janeiro, segundo a FGV.

O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação de 0,67% no ano e avanço de 3,25% em 12 meses.

Pontos moeda