Economia

Tecnologia digital no Brasil é das mais caras do mundo, diz Banco Mundial

Redação Folha Vitória

Ferramenta fundamental para aumentar a produtividade, as tecnologias digitais no Brasil estão entre as mais caras do mundo, aponta o relatório "Emprego e Crescimento: A Agenda da Produtividade", divulgado nesta quarta-feira, 7, pelo Banco Mundial. De uma lista de 125 países pesquisados, o Brasil está entre os cinco onde o custo de uma cesta de serviços digitais é mais cara. Nesse quesito, o País só tem a companhia de algumas nações no centro da África.

"Em setembro de 2017, um iPad no Brasil era mais caro de que em 57 países pesquisados: custava mais que dobro do que na Califórnia ou Hong Kong", informa.

O documento diz que o custo é elevado por causa de altas tarifas de importação e impostos elevados. A eliminação dessas barreiras elevaria a adoção de novas tecnologias por parte das empresas em algo como 17% a 37%. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita aumentaria perto de 1,5% ao ano.

"Além de aumentar a renda média, a adoção de tecnologias tem o potencial de aumentar o crescimento da produtividade, a criação de empregos e os salários", aponta o relatório.

O documento diz ainda que a mobilidade social é maior em áreas onde há maior cobertura de internet. "Supondo que o talento empresarial seja uniformemente distribuído na população, a inovação abre a porta para que indivíduos menos favorecidos migrem da baixa para a alta renda no espaço de uma geração", diz.

Pontos moeda