CORONAVÍRUS

Economia

Comércio capixaba estima perda de R$ 570 milhões durante quarentena

Segundo o levantamento das entidades, cinco em cada 100 lojas não devem voltar a funcionar após a crise na saúde

Foto: Reprodução/TV Vitória

O comércio capixaba deve deixar de movimentar R$570 milhões ao longo dos 15 dias de atividades suspensas, por conta do Novo Coronavírus. A informação é da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES). Atividades que continuam funcionando não foram consideradas, como supermercados e farmácias.

Segundo a Câmara de Dirigentes Logistas do Estado, estima-se que cinco em cada 100 lojas não voltem a funcionar após a crise do Covid-19.

O isolamento social e as restrições ao funcionamento fizeram as vendas caírem cerca 60% nos bares e restaurantes capixabas. Cerca de 15% dos de 90 mil funcionários do setor foram demitidos, segundo estima o sindicato que representa os proprietários.

A maior parte do comércio capixaba permanece fechada desde o último sábado, por determinação do governo do Estado para evitar a disseminação do Novo Coronavírus. Lojas de varejo e atacado já começaram a enfrentar dificuldades.

Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, nem mesmo as vendas do último Natal devem garantir que todo o comércio consiga atravessar essa crise. 

O setor de hotelaria também sente os impactos provocados pela doença. Preocupados, hoteleiros e comerciantes do estado pedem a colaboração do poder público para que possam dar continuidade às atividades em breve e para que possam evitar as demissões nos estabelecimentos.

A orientação de especialistas em contabilidade é que, no momento, os empresários evitem mandar funcionários embora. A melhor alternativa seria adiantar as férias e aguardar o tão esperado socorro do governo federal.

* Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda