Economia

Abecip espera queda ou estabilidade para juros imobiliários no curto prazo

Redação Folha Vitória

Os juros do crédito imobiliário tendem a permanecer estáveis ou passar por leves reduções no curto prazo, de acordo com estimativa do presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte. O executivo avaliou que após o ciclo de corte da Selic e as diminuições de juros já praticados pelos bancos nos últimos meses, novas reduções nas taxas do financiamento dependem de reformas estruturais no País - como a questão da Previdência - e o recuo dos juros de longo prazo.

"As taxas de juros já cederam bastante em relação ao ponto máximo da crise e já estamos voltando ao patamar de normalidade", comentou Duarte, observando que os bancos já concedem crédito imobiliário a taxas na ordem de 9% ao ano, enquanto antes da crise econômica, foram praticadas taxas de até 7% a 8% ao ano. "Pode cair mais? Talvez mais um pouco. Agora depende principalmente da curva longa de juros", comentou Duarte, durante evento com empresários organizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

O presidente da Abecip explicou que não há falta de recursos para concessão de financiamentos, mas sim falta de confiança dos consumidores em assumir empréstimos, dado o desemprego elevado e a falta de clareza sobre os rumos do País. Para este ano, ele reiterou a projeção de crescimento de cerca de 10% dos financiamentos.

Pontos moeda