RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

50 novas empresas devem gerar 4 mil vagas de empregos na Serra

Os setores de comércio de serviço são responsáveis pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) da Serra


Expectativa de 50 novas empresas e geração de 4 mil empregos: esse é o objetivo do município de Serra, com a ampliação de atividades dispensadas de análise para licenciamento ambiental, como é o caso de salões de belezas e lojas. Com foco em novos investimentos, a prefeitura ampliou de 63 para 152 o número de empreendimentos que não necessitam da licença para funcionar.

Juntos, os setores de serviço e comércios somam 20.286 empresas, sendo a maior parte (12.853) do ramo de serviços. Além deles, o município conta com 1.351 indústrias, 1.335 de em´presas do setor de transporte/logística e 11 do setor agropecuário, totalizando 22.983 negócios. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2015, os setores são responsáveis ainda pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do município, correspondendo a R$ 9.375.18 milhões de um total de R$ 17.791.95 milhões

O município possui, no total, 9 polos industriais e 2,4 milhões de metros quadrados ainda estão disponíveis para novos empreendimentos. A expectativa, nos próximos anos, é aumentar de 63 para 90% a ocupação e, com isso, oferecer também mais empregos.

Oportunidades 
O município é o mais populoso do Espírito Santo e é justamente a crescente demanda que atrai negócios. O dono de uma rede atacadista começou há 6 anos no município de Colatina e viu na cidade novas possibilidades de expansão. 

"A Serra é o município mais populoso do Estado, então a gente vê muita oportunidade aqui. Principalmente aqui, que é onde vai para as praias. Muitos empreendimentos aqui, prédios. Então entendemos que daria certo aqui", destacou Guilherme Vago de Oliveira.

Veja a reportagem da série 'Riquezas da Grande Vitória - Especial Serra"


Pontos moeda