Economia

Aneel divulga edital de leilão de transmissão marcado para 28 de junho

Leilão irá contratar concessões para a prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica

Redação Folha Vitória

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avisou no Diário Oficial da União (DOU) que publicará nesta quinta-feira, 17, o edital do leilão de transmissão marcado para 28 de junho. O leilão irá contratar concessões para a prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica, pelo prazo de 30 anos, incluindo construção, montagem, operação e manutenção das instalações.

O documento estará disponível no site da agência.

A inscrição para participação no leilão será realizada no período de 18 e 19 de junho. A sessão pública do leilão terá início às 9 horas e ocorrerá na sede da B3, em São Paulo (SP).

Na licitação, serão ofertados 20 lotes, que somam 2,6 mil quilômetros de linhas de transmissão, em 16 Estados. A previsão é que os investimentos somem R$ 6 bilhões. O prazo de construção varia de 36 a 60 meses. As obras devem gerar 13.607 empregos.

Nos leilões de transmissão, a Aneel calcula uma Receita Anual Permitida (RAP) máxima, que corresponde à remuneração do empreendedor para administrar as linhas.

Na disputa, vence quem aceita receber o maior desconto sobre essa receita. Para o conjunto de lotes, a RAP será de R$ 1 bilhão.

Pontos moeda