Paralisação dos caminhoneiros

Economia

Existe investigação por locaute em paralisação de caminhoneiros no Espírito Santo

O locaute caracteriza-se quando há apoio ou influência das empresas no movimento dos trabalhadores.

Fontes ligadas à Segurança Pública do Espírito Santo informaram que há investigações sobre a prática de locaute em meio a paralisação de caminhoneiros no Estado.

Identifica-se a prática de locaute, termo derivado do inglês "lockout",  quando há apoio ou influência das empresas no movimento dos trabalhadores.

As empresas tem quase o dobro de veículos cadastrados que os caminhoneiros autônomos. São 1.088.358 caminhões das transportadoras, enquanto autônomos têm 553.643 veículos. As cooperativas entram na conta com 22.865 caminhões. Os números são do anuário da Confederação Nacional dos Transportes de 2017. 

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta sexta-feira (25) que o governo vê "claros indícios" de que houve prática de locaute na paralisação dos caminhoneiros pelo Brasil. Segundo Jungmann, o governo possui uma relação com nomes de 20 empresários que foram chamados a depor pela Polícia Federal por suspeita de contribuir, incentivar ou orientar a realização da greve de seus funcionários.

Pontos moeda