Economia

Lei que altera regulamentação das agroindústrias capixabas é apresentada em MG

A apresentação ocorreu durante o 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, realizado em Belo Horizonte

A nova lei que regulariza o trabalho das pequenas agroindústrias capixabas foi apresentada nesta sexta-feira (18), no 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Na apresentação, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, explicou as maiores alterações na lei, que cria uma regulamentação específica para as agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal, estimulando a venda desses produtos em todo território capixaba. A expectativa é que mais de 600 empreendimentos familiares sejam beneficiados com a nova lei.

Leia também: Desburocratização de lei pode ajudar produtores rurais a expandir e aumentar renda

“A participação no evento foi bastante significativa. Conseguimos mostrar para os participantes os avanços que estamos implementando com essa regulamentação, oferecendo assim mais oportunidades de crescimento e geração de renda para o produtor rural do Espírito Santo. Esta é uma iniciativa inovadora, que já começou a servir de referência para outros Estados”, explicou o diretor-presidente.

O gerente de Agroindústria do Idaf, Anderson Baptista, também apresentou os aspectos técnicos na nova legislação. “Pela nova proposta, a estrutura física terá um peso menor na aprovação do registro, sendo priorizadas as boas práticas de fabricação e a qualidade sanitária do produto final”, disse Baptista.

Programação

A programação do 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil é formada por cinco painéis: abordagens atuais; o queijo em Portugal; queijo é legal; políticas públicas e o queijo artesanal no Brasil e a alquimia do queijo.

O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e pelo Sebrae-MG.

Pontos moeda