Economia

Estudantes do ES ficam entre os cinco melhores das Américas em competição global de finanças

Alunos da Fucape ficaram na frente de universidades tradicionais como FGV, Insper, USP e Ibmec, além de outras da América Latina e da América do Norte

Foto: Divulgação

Os estudantes capixabas Bruno Arivabene, Enzo Chieza, Isadora Sunderhus e Mateus Barcellos chegaram à semifinal da CFA Challenge, maior competição mundial que reúne alguns dos melhores profissionais e acadêmicos da área de Finanças. Eles ficaram entre os cinco melhores da América Latina e da América do Norte. 

Os alunos foram selecionados como representantes brasileiros para participar da disputa do troféu master, onde analisaram e montaram relatórios financeiros das empresas, executando um laudo de avaliação e valuation, com o padrão internacional da competição que exige trabalhar o todo conteúdo em inglês.

Os jovens profissionais, contaram com o apoio do mentor Leonardo Motta e da sua faculty advisory Neyla Tardin. "CFA Challenge é o maior desafio universitário de finanças do mundo. Há sempre um professor orientador, que convida os alunos a fazer parte de um time. Esse time se inscreve no CFA Institute, para o desafio. O CFA Instituto é um órgão de certificação internacional para profissionais da área de Finanças, reconhecido no mundo todo", disse Neyla. 

O CFA Institute Research Challenge é dividido em etapas e é a primeira vez que um time de uma faculdade do Espírito Santo chegou tão longe na competição. 

“O objetivo da competição é chegarmos ao preço justo de uma empresa listada na bolsa, que no nosso case apresentado foi a Construtora Tenda. Para isso, entendemos o setor, a atuação da companhia, bem como detalhes das suas demonstrações financeiras e projetos. Apresentamos esse conhecimento para referências no mercado financeiro nacional e agora internacional, com abertura para questionamentos das nossas teses, algo semelhante ao que ocorre no dia a dia das corretoras e gestoras de recursos”, pontua Enzo.

Os estudantes passaram pela Etapa Brasileira, a Sub-Regional e a Semifinal da Etapa das Américas. A final Regional aconteceu no dia 21 de abril e a equipe da Fucape ficou entre os cinco melhores das Américas. 

Ainda de acordo com Neyla, os estudantes ficaram na frente de universidades tradicionais brasileiras como Fundação Getulio Vargas (FGV), Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), além de outras da América Latina e da América do Norte.

"Foi uma experiência inesquecível que já agregou ao nosso currículo e contribuiu para ampliar nosso conhecimento de mercado. Poder pensar em evolução profissional fora do ambiente local, cria expectativas para um futuro promissor.", acrescenta Isadora Sunderhus.

Pontos moeda