RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Diário de Bordo: São Mateus é uma potência econômica do ES na indústria e na agricultura

A equipe da TV Vitória visitou a cidade e conheceu a fábrica da Marcopolo e uma produção de pimenta-rosa

Foto: Haeckel Ferreira

Você já foi a São Mateus? Quem é capixaba sabe da fama do carnaval de Guriri. E é pra lá que eu levo você hoje. Meu nome é Haeckel Ferreira e quero te levar para os bastidores das gravações da série Riquezas de Norte a Sul e da reportagem feita em São Mateus.

O dia começou bem cedo pra nossa equipe. Saímos do hotel onde estávamos, tomamos café e partimos para a Marcopolo. Talvez você não esteja ligando o nome à empresa, mas posso afirmar que certamente você já foi ou ainda é usuário do que ela produz.

A Marcopolo é a empresa que fabrica os ônibus que a gente usa. Sabe o Transcol? É produzido por ela. Eu achava que eles já saíam cheios da fábrica, mas não! O famoso "transcolino" sai vazio de lá. Que loucura, né?

A gente viu o passo a passo de como os ônibus nascem. Desde as primeiras peças, passando pela montagem, colorização e o final, com o busão pronto. O processo é muito interessante. 

Haeckel Ferreira
Haeckel Ferreira
Haeckel Ferreira

Entramos em nosso carro mais uma vez e fomos a caminho da estrada do Nativo, em busca da pimenta-rosa. Era muito, mas muito longe. Nossa, como andamos! E pra completar, no meio do caminho percebemos que estávamos perdidos. Não sei se você sabe, mas o sinal de celular é bem ruim nessas estradas. A comunicação é difícil. Então, além de procurar o local certo, precisamos procurar um ponto que tenha sinal para ligar e perguntar ao entrevistado onde é nosso ponto de encontro.

Rodamos, rodamos e finalmente chegamos. O Naldo, nosso entrevistado, nos levou à plantação. Aproveitei pra comprar umas pra mim. Disseram que no bife fica ótimo. Mas como tá muito caro, eu vou usar nos ovos mexidos mesmo ou na omelete. Será que fica bom? Vou testar aqui em casa. Se ficar bom, eu aviso pra você.

Foto: Haeckel Ferreira

Após as gravações no meio da plantação de pimenta-rosa, fomos para a Prefeitura. Chegando lá, conversamos sobre o município e os atrativos turísticos que ele oferece. Se você quiser curtir o verão, já sabe onde ir: São Mateus.

Acompanhe tudo na série especial “Riquezas de Norte a Sul”, com Haeckel Ferreira e Adriana Berlinck, no Jornal da TV Vitória e no ES no Ar.

Pontos moeda